Dadas as circunstâncias do grave acidente aéreo ocorrido na selva amazônica, esse incidente pode ser descrito como um verdadeiro milagre.
No decorrer de 16 dias de angústia, quatro crianças, incluindo um bebê de apenas 11 meses, foram finalmente encontradas com vida nesta quarta-feira (17). Elas estavam perdidas e desamparadas na extensa floresta amazônica colombiana.
Os irmãos estavam a bordo de uma aeronave que enfrentou um terrível acidente em 1º de maio, ocasionando a trágica perda da mãe das crianças e de outros dois já maiores de idade.
“Depois de árduos esforços de busca de nossas forças armadas, encontramos com vida as quatro crianças desaparecidas na queda do avião”, disse Gustavo Petro, presidente colombiano, no Twitter. “Uma alegria para o país.”
Na comunidade indígena, residem quatro crianças, sendo um bebê e seus irmãos com idades de 13, 9 e 4 anos. Até o momento, não foram reveladas informações sobre o estado de saúde desses corajosos sobreviventes.
A missão de resgate, chamada de “Operação Esperança”, confrontou grandes obstáculos devido às dificuldades do local. Os socorristas enfrentaram nove horas de navegação pelo rio para chegar à área do acidente, encontrando ao longo do trajeto árvores imponentes de 30 a 40 metros de altura e terrenos encharcados com raízes volumosas.
Em uma iniciativa adicional, a Força Aérea realizou sobrevoos sobre a densa floresta, transmitindo uma mensagem pré-gravada da avó das crianças por meio de alto-falantes.
Utilizando a língua Huitoto, ela apelou aos netos que estavam desaparecidos, suplicando-lhes que não se adentrassem ainda mais na mata.
Soldados e membros indígenas das comunidades vizinhas à área do acidente fizeram uma descoberta significativa na terça-feira (16): pertences pessoais e uma fruta com uma mordida. Essas evidências reacenderam a esperança, sugerindo que as crianças ainda poderiam estar vivas.
No início do mês, a aeronave decolou da região florestal conhecida como Araracuara com destino a San José del Guaviare, uma cidade importante na Amazônia colombiana, localizada a cerca de 390 km de Bogotá, capital da Colômbia, por via terrestre.
No entanto, durante o percurso, a aeronave desapareceu dos radares, causando grande preocupação.
Conforme relatado pela Defesa Civil, o piloto comunicou problemas no motor da aeronave momentos antes do acidente.