Advogada explica racismo recreativo; Influenciadoras são denunciadas após dar banana e macaco para crianças

Nesta quarta-feira (31/6), as influenciadoras digitais Kerollen Cunha e Nancy Gonçalves serão incluídas em um inquérito iniciado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro. Essa ação ocorre em resposta a uma denúncia recebida devido a um vídeo em que mãe e filha entregam presentes controversos a crianças negras. As imagens viralizaram na internet no dia anterior e geraram indignação em muitas pessoas, que acusaram as influenciadoras de adotarem uma postura racista diante das câmeras.

Em uma das cenas, é possível observar Kerollen Cunha e Nancy Gonçalves entregando um macaco de pelúcia para uma menina. Em outra imagem, um rapaz recebe uma banana como presente ao abrir uma caixa. O menino demonstrou insatisfação e aparentou não compreender a intenção das influenciadoras com essa ação.

Nas redes sociais, a repercussão se intensificou quando a advogada Fayda Belo, reconhecida por discutir regularmente o direito antidiscriminatório em defesa da comunidade negra, abordou o incidente e explicou que as ações das influenciadoras eram inadequadas. Ela esclareceu que o comportamento delas se enquadra no conceito de “racismo recreativo”, uma forma de discriminação que visa entreter.

“Para incitar essa discriminação perversa, que nos tira o status de pessoas e nos animaliza como se fosse piada. Mas não é piada, não! O nome disso é racismo recreativo. Usar a discriminação contra pessoas negras com o intuito de diversão, descontração, recreação, agora é crime”, contou Fayda em seu vídeo.

Ainda não foi possível identificar o local onde o incidente ocorreu. A polícia está prestes a iniciar uma investigação para determinar se Kerollen e Nancy cometeram crimes de racismo ou injúria racial. Além disso, é possível que tenham sido violadas leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao gravarem com crianças.

No vídeo, é possível ver Kerollen conversando com um menino negro e perguntando se ele gostaria de receber uma nota de R$ 10 ou um presente em uma caixa grande. Ele escolhe o presente e ao abri-lo, encontra uma banana. O rapaz fica indignado e questiona a moça antes de sair andando.

Em outra gravação, a influenciadora, que possui 13 milhões de seguidores no TikTok, oferece R$ 5 para uma menina ou uma caixa. A criança opta pela caixa e ao abrir, encontra um boneco de pelúcia que representa um macaco. Os vídeos foram removidos das redes sociais das influenciadoras, que são mãe e filha.