Segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, foram descobertos vestígios potenciais de corpos humanos nos destroços do submarino que desapareceu na semana passada no Atlântico Norte, com cinco indivíduos a bordo. As autoridades afirmaram que especialistas realizarão uma análise completa do material recuperado.
“As evidências fornecerão aos investigadores de várias jurisdições internacionais informações críticas sobre a causa dessa tragédia”, falou Jason Neubaue, que comanda as investigações, em pronunciamento oficial. “Ainda há muito trabalho a ser feito para entender os fatores que levaram à perda catastrófica do Ttian e ajudar a garantir que uma tragédia semelhante não ocorra novamente.”
Havia cinco indivíduos a bordo do veículo que se dirigia aos destroços do Titanic, localizados a quase 4 mil metros de profundidade. Infelizmente, todos perderam a vida durante a implosão.
Nesta quarta-feira (28), parte dos destroços do submarino chegou a um porto no sul do Canadá. Essas peças da embarcação serão utilizadas na investigação para determinar as causas e as circunstâncias da implosão.
Fragmentos metálicos foram descarregados do navio Horizon Arctic, pertencente à Guarda Costeira do Canadá, que esteve envolvido nas operações de busca. Fotografias revelam que esses fragmentos do submarino estão cobertos por lonas.
De acordo com os especialistas envolvidos no caso, as partes do Titan, feitas de fibra de carbono, se despedaçaram durante a implosão.
A investigação principal será realizada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, que também liderou os esforços de busca. Além disso, o Canadá e a França fornecerão assistência, já que também estiveram envolvidos nas operações por meio de navios, aviões e sondas.
Destroços do submersível Titan são retirados do mar
Nesta quarta-feira, 28 de junho de 2023, teve início a remoção dos destroços do submersível Titan, que sofreu uma implosão durante uma expedição para os restos do Titanic.
A retirada ocorreu no píer da Guarda Costeira Canadense, em St. John’s, Newfoundland, através do navio Horizon Arctic. A operação foi registrada pela SkyNews, mostrando os pedaços do Titan cobertos por lonas sendo içados por um guindaste. Esses fragmentos da embarcação, que resultaram em 5 mortes, serão utilizados para investigar as causas do incidente.
O inquérito será conduzido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, com o apoio do Canadá e da França, que auxiliaram nas operações de busca.
RELEMBRE O CASO
Em 18 de junho, o submarino turístico que transportava 5 passageiros em uma expedição aos destroços do Titanic perdeu contato com a Guarda Costeira de Boston (EUA) e está desaparecido. Os destroços estão localizados a aproximadamente 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá. Construído com fibra de carbono e titânio, o submersível pesa mais de 10 toneladas e possui capacidade para fornecer até 96 horas de oxigênio.
O mundo inteiro acompanhou as buscas pelo submarino, infelizmente terminaram de forma trágica, haviam muitas esperanças de que talvez o submarino fosse encontrado numa região segura, porém nunca ocorreu.
A bordo tinham grandes pesquisadores renomados, que buscavam mais conhecimento sobre o Titanic, navio famoso que naufragou dia 15 de abril de 1912, um documentário falando sobre as buscas e desaparecimento só submarino da Ocean já foi confirmado.
Continue seguindo nosso site e esteja sempre informado sobre os maiores acontecimentos do Brasil e do mundo, compartilhe essa matéria com seus seguidores nas redes sociais.
Fonte: G1