Cientistas descobrem quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Uma das questões que sempre intrigou as pessoas é a origem da galinha e do ovo. No entanto, pesquisas recentes, baseadas em extensos estudos, conseguiram finalmente chegar a uma resposta. Os primeiros ancestrais dos pássaros e répteis modernos, na verdade, davam à luz filhotes vivos em vez de botar ovos. Isso significa que a galinha, como a conhecemos, veio antes do ovo. Cientistas da Universidade de Bristol confirmaram que as espécies que põem ovos passaram por uma evolução mais avançada em comparação com aquelas que deram à luz como os humanos.

Recentemente, cientistas fizeram uma descoberta intrigante: os ancestrais das galinhas podem não ter posto ovos, contrariando a crença anterior. Especialistas que antes acreditavam que botar ovos com casca dura era fundamental para o sucesso evolutivo de espécies conhecidas como amniotas, como mamíferos, lagartos, crocodilianos e pássaros, estão agora repensando essa perspectiva com base em evidências de cerca de 300 milhões de anos.

Os pesquisadores de Bristol, no Reino Unido, e da Universidade de Nanjing, localizada na China, revelaram uma importante descoberta. De acordo com seus estudos, algumas espécies que possuem reprodução ovípara podem ter evoluído a partir de ancestrais vivíparos, ou seja, aqueles que dão à luz filhotes vivos.

9 curiosidades sobre galinhas

1. A domesticação da galinha, um dos animais mais comuns do mundo, é uma prática ancestral que se acredita ter tido origem na Ásia, especificamente na Índia, há aproximadamente 4 mil anos.

2. O ovo da galinha é uma fonte altamente nutritiva de proteínas, ferro e vitaminas B, E e B12.

3. Durante sua alimentação, a galinha possui o hábito de ingerir pequenas pedras e terra, auxiliando assim na digestão do alimento. Essas pedras desempenham um papel importante no processo de trituração do alimento na moela da ave.

4. As galinhas, devido ao seu processo evolutivo, perderam a habilidade de voar, já que não precisam mais fugir de predadores e encontram seu alimento no chão. 

5. Nas aves, a tíbia é o maior osso do esqueleto, enquanto nos mamíferos é o fêmur.

6. O período necessário para que uma galinha produza um ovo é aproximadamente 24 horas.

7. A cor do ovo varia de acordo com a raça da galinha, resultando em ovos brancos, bege e bege escuro.

8. O galo emite seu canto para reafirmar sua liderança e afugentar possíveis rivais no galinheiro.

9. Em 10 de dezembro de 2004, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis (EUA), revelaram que 60% dos genes da galinha são similares aos dos humanos, sugerindo uma ancestralidade compartilhada entre as espécies.

Outra curiosidade é porque a galinha não voa sendo que ela tem asas? 

De fato, a galinha possui a capacidade de voar, porém seus voos são limitados a cerca de 10 metros e próximos ao solo. Ao longo da evolução, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar para evitar predadores, tornando o solo um ambiente mais seguro para elas. Essa adaptação levou à seleção natural de indivíduos com ossos pneumáticos, sacos aéreos e músculos peitorais pouco desenvolvidos.

Gostou do conteúdo? Siga nosso site e fique por dentro de tudo que acontece no mundo e também acompanhe nossos artigos de curiosidades como este. Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares em suas redes sociais e veja a reação deles perante essa descoberta!