Serginho Hondjakoff: de estrela a conselheiro na luta contra a dependência química

No último dia 15 de terça-feira, Serginho Hondjakoff celebrou seu 39º aniversário. O artista, reconhecido por interpretar o icônico papel de Cabeção na série “Malhação” da TV Globo durante os anos 2000, passou por um período de mais de dez meses de tratamento contra a dependência química em uma clínica situada no interior de São Paulo. Ele recebeu alta em abril deste ano, retomou suas apresentações e atividades de atuação, além de dedicar mais tempo à sua família. Atualmente, Serginho está se dedicando à prática esportiva e ao fortalecimento emocional, celebrando 320 dias de sobriedade. Nessa quinta-feira, dia 17, o ator celebra seu novo ano de vida ao lado de seu filho Benjamin, de três anos, fruto de seu relacionamento passado com Danielle Monteiro.

Em uma entrevista exclusiva concedida à revista Quem, Serginho compartilhou detalhes sobre sua rotina desde que deixou a clínica de reabilitação. Ele discute o estado de seu bem-estar emocional e revela seus objetivos pessoais e profissionais para o futuro após o período de tratamento. Confira os insights da conversa a seguir:

Após os dez meses de internação, minha rotina está focada na abstinência, positividade e gratidão. Nutro meu despertar espiritual através de palestras presenciais e online, enquanto consumo uma variedade de conteúdos, como psicoterapia, neurociência, filosofia, direito, ciências políticas e a língua inglesa. Além disso, mantenho um equilíbrio entre o entretenimento, incluindo audiovisuais, podcasts, séries, filmes e documentários. Atualmente, estou residindo na casa da minha mãe em Resende, no interior do Rio, e minha jornada diária consiste principalmente em estudos. No entanto, não estou vivendo com meu filho Benjamin, de três anos [fruto do relacionamento passado com Danielle Monteiro], pois ele frequenta a creche na capital do Rio. Essa situação desperta em mim uma grande saudade dele.

Como mantém o cuidado com sua saúde física e mental?

Tenho dedicado tempo regular a atividades esportivas e sessões de terapia. Semanalmente, mantenho conversas com Leninha, uma psicóloga e neurocientista, e frequento a academia para praticar exercícios aeróbicos e musculação, realizando essa rotina pelo menos três vezes a cada semana.

Você retomou suas atividades de atuação?

Sim, recentemente, fiz duas aparições no programa de comédia “A Praça é Nossa”, exibido pelo SBT. No entanto, no momento, não possuo contrato com nenhuma emissora. Além disso, estive envolvido em um curta-metragem intitulado “Se não Houver Amanhã”, dirigido por Rayssa de Castro, bem como participei de outra produção, a série “Sala 66”, também dirigida por Rayssa, onde desempenhei o papel de pai de uma menina autista.

Além disso, você tem se apresentado em shows?

Recentemente, em julho, realizei uma série de quatro apresentações musicais em Goiânia, juntamente com Dino Boyer, com quem constituo uma dupla de pop funk. Estamos receptivos a convites para realizar novas apresentações musicais em diferentes estados. Para entrar em contato conosco, basta acessar nossos perfis no Instagram: @serginhohndjakoff e @dinoboyer.

Qual é o seu estado emocional atual?

Busco enxergar o aspecto positivo das situações, cultivando gratidão, serenidade, assertividade, paciência e o controle da impulsividade. Reconheço que o crescimento e a evolução surgem ao enfrentar desafios, mesmo que isso signifique contrariar a mim mesmo. Abordo essas situações com mente aberta, disposição, sinceridade, aceitação, humildade e fé. Mantenho uma grande dose de esperança, coragem, otimismo, entusiasmo, responsabilidade e determinação ao entregar minha vida e minhas aspirações a Deus.

Quais são seus principais desejos pessoais atualmente?

Almejo estar pronto, capacitado, merecedor e qualificado para uma excelente oportunidade de trabalho como ator. Tenho o objetivo de ser um pai presente para o Benjamin e conquistar realização nas esferas espiritual, física e mental da minha vida.

Quais são os seus planos para a sua carreira?

Tenho grande interesse em encontrar um papel como ator que me permita dedicar-me de forma consistente e contínua, seja no teatro, cinema ou em séries. Tenho o desejo de envolver-me em campanhas e projetos publicitários, além de estar disposto a receber convites para participar de programas de televisão da categoria “reality”. Almejo estabelecer um contrato de longo prazo com uma grande emissora ou plataforma de streaming renomada. Paralelamente, tenho a intenção de obter certificação como conselheiro em dependência química. Além disso, desejo continuar a percorrer o Brasil e até mesmo o exterior, fazendo aparições musicais ao lado de Dino Boyer, pois essa é uma maneira incrível de me conectar com meus fãs que sempre apreciaram meu trabalho.