MC Marcinho piora, tem quadro de infecção generalizada e é retirado da fila de transplante

MC Marcinho sofre agravamento e é retirado da lista para receber transplante de coração. O artista, que encontra-se hospitalizado desde o dia 27 de junho devido a complicações envolvendo sua condição cardíaca e renal, foi afetado por uma infecção sistêmica. Tanto a família quanto o hospital fizeram um apelo por doações de sangue nessa última terça-feira, 22 de agosto.

O cantor de funk MC Marcinho, com 45 anos de idade, apresentou um agravamento em sua condição de saúde nas últimas 24 horas. Sua assessoria de imprensa informou que ele está enfrentando uma infecção generalizada nesta última terça-feira, 22 de agosto.

Desde o dia 27 de junho, o artista encontra-se hospitalizado no Hospital Copa D’or, que fica localizado em Copacabana, devido a complicações decorrentes de insuficiência cardíaca e renal.

Além disso, surge uma outra situação preocupante, que envolve a exclusão do nome do artista da lista de espera para transplantes de órgãos. Isso ocorre devido às diretrizes do Sistema Nacional de Transplantes, que requerem que o receptor esteja em condições mínimas para suportar a cirurgia e o transplante do órgão.

De acordo com Vanessa Bicalho, assessora do cantor, diversas complicações estão emergindo neste momento, resultando na impossibilidade do cantor passar pelo procedimento cirúrgico. Anteriormente, MC Marcinho estava aguardando na fila para o transplante, mas devido à deterioração de seu estado com a infecção, ele não pode mais ser submetido à cirurgia.

Nas plataformas de mídia social, Mauro Garcia, irmão do cantor, utilizou sua voz para apelar por doações de sangue e compartilhar informações sobre o estado de saúde de Marcinho.

“Amigos, estou novamente contando com a ajuda de vocês em um momento crucial. A condição do meu irmão teve um agravamento e somente um milagre divino poderá evitar a perda dele. Agradeço antecipadamente por todas as orações. Peço por favor, ajudem-nos! Confiamos no Deus capaz de realizar o impossível”, compartilhou.

No dia 14 de julho, MC Marcinho foi submetido à implantação de um coração artificial, um dispositivo de duração intermediária, com uma expectativa de uso de três a quatro meses.

Ana Luiza Sales, Coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Pró-Cardíaco, explica que a preferência é que um doador seja encontrado para que ele não fique vulnerável a riscos como coágulos ou infecções. Entretanto, se o estado dele estiver estável, os médicos podem prolongar o uso do coração artificial ou, se necessário, substituí-lo por outro dispositivo de média duração.

Além de atender aos requisitos de saúde para o transplante, o receptor deve aguardar a disponibilidade de um órgão compatível em relação ao tipo sanguíneo, bem como que seja proveniente de um doador com peso semelhante ao seu.

No dia 27 de junho, MC Marcinho foi hospitalizado no Hospital Copa D’or, que fica localizado em Copacabana, devido a uma combinação de insuficiência cardíaca e renal. No dia 10 de julho, enfrentou uma parada cardiorrespiratória que durou 14 minutos.

No dia 14 de julho, o cantor recebeu a implantação de um coração artificial, denominado “dispositivo de assistência ventricular (DAV)”. Trata-se de um aparelho que desempenha a função de bombeamento sanguíneo no corpo, auxiliando ou complementando a atividade do coração humano. Esse dispositivo é recomendado para pacientes com insuficiência cardíaca grave, aqueles que não são elegíveis para transplante ou cujas condições não podem ser controladas por meio de medicamentos.

MC Marcinho já lidava com diversas outras doenças crônicas há aproximadamente uma década, incluindo diabetes, enfermidade renal e cardiomiopatia dilatada.





Recomendamos