O órgão cardíaco destinado ao apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, foi transportado de Santos a São Paulo por via aérea, especificamente por helicóptero, por volta do meio-dia deste domingo, 27 de agosto. A aeronave que carregava o coração decolou das instalações do estádio de futebol da Portuguesa Santista e seguiu em direção ao Hospital Albert Einstein, onde foi realizada a cirurgia de transplante.
Conforme informações do clube, o recém-implantado coração de Faustão foi proveniente de um hospital local. O presidente da Portuguesa Santista, Sérgio Schilit, afirmou que a autorização para utilizar o campo no processo de transporte do órgão foi emitida pela Polícia Civil.
“Nesses casos, é a Polícia Civil que realiza a solicitação. O papel do clube se limitou a conceder a autorização para o pouso, algo que já fizemos em situações anteriores. Às vezes, não recebemos informações sobre o destinatário do órgão. O foco principal é preservar vidas. Estamos prontos para ajudar”, afirmou ele em declaração ao Metrópoles.
O transplante do coração de Faustão foi concluído no começo da tarde de domingo (27/8). A cirurgia teve duração de aproximadamente 2 horas e 30 minutos. De acordo com um comunicado do hospital, o procedimento foi bem-sucedido.
“Na madrugada de hoje, o Hospital Einstein recebeu um chamado da Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Foi então que teve início a avaliação para verificar a compatibilidade do órgão, levando em conta o tipo sanguíneo B. A cirurgia foi realizada no início da tarde e teve duração aproximada de 2 horas e meia, conforme comunicado oficial.”
Veja também:
Novas informações sobre o transplante de coração de Fausto Silva e de seu doador são divulgadas
Foram divulgados novos detalhes a respeito do transplante de coração pelo qual o apresentador Fausto Silva passou. Atualmente, Fausto está sob observação hospitalar, e as atualizações indicam que a cirurgia ocorreu com êxito.
Mais famoso como Faustão, o apresentador encontra-se internado na ala da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Albert Einstein, situado na região de São Paulo. Ele permanece nessa condição enquanto se recupera após a realização da cirurgia.
O doador do coração transplantado para Faustão tinha 35 anos de idade, conforme relatado pelo Notícias da TV. Devido à sua delicada condição de saúde, Fausto Silva foi classificado como paciente prioritário, sendo o segundo na lista de espera com o tipo sanguíneo B-, como também informou o portal.
O centro médico confirmou que a intervenção cirúrgica foi bem-sucedida e que o apresentador permanece na UTI para monitoramento de possíveis reações de rejeição. As primeiras horas após o transplante são consideradas vitais para que um novo órgão seja assimilado. A operação teve duração de aproximadamente duas horas e meia.
De acordo com reportagens em veículos de mídia, Faustão ocupava a segunda posição na lista de espera para o transplante de órgão, e o coração que foi transplantado provém de um homem de 35 anos de idade que apresenta a mesma tipagem sanguínea que o apresentador.
A tipagem sanguínea, entretanto, não é o único critério relevante em uma operação dessa natureza. Além disso, é necessário avaliar a gravidade do quadro clínico do paciente, a compatibilidade genética e o tamanho do órgão em questão.
Muitos admiradores continuam ansiosos por atualizações sobre a condição de saúde do adorado apresentador, que esteve à frente das telas por mais de três décadas.
