Enem 2023: Como consultar seu local de provas

O MEC começou a divulgar os locais onde os candidatos devem fazer o exame nacional do ensino médio em 2023. As datas e locais de prova estão disponíveis na página do participante.

 

O site, está apresentando algumas instabilidades devido à grande massa de pessoas logadas. O instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais revelou que os procedimentos técnicos para inserção de dados ainda não foram devidamente finalizados.

 

Para que serve o cartão de confirmação?

 

Este documento deve ser usado pelos candidatos para consultar o local de prova. No cartão via constar o idioma escolhido de língua estrangeira, as datas de cada exame e se o candidato é solicitante de atendimento especializado.

Para ter acesso ao seu cartão, é necessário entrar na página do participante https://enem.inep.gov.br/participante e fazer o login com sua senha e cpf. uma notificação surgirá na tela para consultar o cartão.

 

Não é obrigatório imprimir o cartão, mas o Inep recomenda que leve nos dias das provas que será 5 e 12 de novembro. Assim o candidato evitará confundir o local da prova, endereço e sala.

 

Depois de conferir o cartão de confirmação, as recomendações são:

 

  • pesquisar o endereço do seu local de prova;
  • verificar a distância e o tempo de deslocamento;
  • e, se possível, fazer o trajeto em um domingo, quando o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.
  •  O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova.

O Inep anunciou que a partir de 2023 as provas do Enem terão um visual mais colorido.

 

 Antes, somente a capa do caderno de questões tinha uma cor diferente para cada modelo de prova.

 A partir de agora, o caderno de questões também terá elementos coloridos em seu conteúdo. Segundo o Inep, as cores poderão ser usadas em ilustrações, como charges e quadrinhos, e também na numeração das questões da prova.

Atenção: os candidatos ainda deverão marcar no gabarito a cor correspondente ao seu caderno de questões.

Segundo o órgão, o objetivo principal é facilitar a compreensão visual dos itens da prova pelos participantes. Quem for daltônico não precisa se preocupar, o Inep garante que a prova tambem terá benefícios para essas pessoas.

 

“Além disso, as imagens coloridas também podem trazer maior acessibilidade às pessoas com baixa visão, por permitir melhor contraste entre as cores utilizadas. Isso pode ser especialmente importante ao exibir texto em um plano de fundo para facilitar a leitura, por exemplo”, disse o Inep sobre a novidade.

 Datas das provas

5 de novembro

  •  
  • 45 questões de ciências humanas; 
  • redação.
  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);

12 de novembro

  •  
  • 45 questões de ciências da natureza.
  • 45 questões de matemática.

 Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.

 O Enem foi criado pelo Ministério da Educação em 1998, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino no país. A partir de 2004, o Enem passou a ser usado como forma de ingresso em instituições de ensino superior, por meio de programas como o SiSU, o ProUni e o Fies.

 As notas do Enem também podem ser usadas para estudar em universidades de Portugal que têm convênio com o Inep. O Enem é composto por 180 questões de múltipla escolha e uma redação, divididas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. 

O Enem é realizado em dois dias, geralmente em novembro, com duração de 5 horas e 30 minutos no primeiro dia e 5 horas no segundo dia. O Enem oferece recursos de acessibilidade e inclusão para os participantes que necessitam de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.