O idoso que ganhou bastante destaque nas redes sociais com uma decoração de aniversário que o chamou de “terror do INSS” completou 123 anos na primeira semana de fevereiro de 2024. Andrelino Vieira da Silva é de Aparecida de Goiânia, em Goiás, e se tornou tema principal em sites internacionais pela sua longevidade.
Nas redes sociais, o veterano, Andrelino Vieira da Silva é chamado carinhosamente como o ‘terror do INSS’ por uma simples razão pelicular. Da mesma maneira que se pode verificar em sua carteira de identidade, no último sábado (3), o idoso completou 123 anos de vida.
Nascido em fevereiro de 1901, no município de Firminópolis, no estado de Goiás (GO). Nos dias atuais, aposentado, o idoso mora em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital, o veterano foi casado e teve sete filhos, sendo que cinco ainda estão vivos. O idoso também tem 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto.

No decorrer de uma entrevista cedida ao portal g1, a neta do idodo, Janaína Lemes disse que o avô ainda apresenta muita disposição e se encontra com muita saúde. “Ele está bem, está tudo ótimo. (…) É uma satisfação muito grande, por ele estar mais 1 ano com a gente assim, todo mundo junto”, disse cheia de orgulho.
Reconhecimento:
Pelo grande marco alcançado em sua vida, Andrelino Vieira da Silva também acabou se tornando assunto em alguns principais veículos de informação internacionais. Um desses canais foi o jornal britânico Daily Mail, que repercutiu a longevidade de Andrelino: “O senhor da silva viu duas guerras mundiais, revoluções comunistas, e depois o colapso na China e na Rússia, os Beatles, a Princesa Diana e o assassinato de JFK.”
Contudo, até o momento, o Guinness World Records não reconhece o goiano como a pessoa mais velha do mundo, mas, sim, Maria Branyas, uma espanhola de 116 anos. A família trabalha para que o veterano também seja reconhecido pelo Guinness World Records.
DE ONDE SURGIU O APELIDO?
Tudo começou em 2022, quando na oportunidade, o idoso completou 121 anos. Nessa data especial, a família do veterano resolveu fazer uma brincadeira com o idoso. Na oportunidade, Seu Andrelino foi presenteado pelos familiares com um bolo decorado, que dizia “terror do INSS”. A família acabou postando as fotos daquela comemoração nas redes sociais e como já de se esperar, o momento acabou viralizando nas redes sociais.
“Dependendo do lugar, o pessoal até reconhece ele. Alguns pedem para tirar foto e ele tira. Quando a gente fala, ele diz para a gente: ‘Vocês inventam cada coisa’”, disse a neta cheia de orgulho.
Naquele mesmo ano, Adrelino Vieira da Silva foi merecidamente homenageado pelo Governo Federal e ganhou, do então Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, uma placa de metal, onde lê-se: “É um grande orgulho ter o senhor como beneficiário do INSS. São 121 anos de uma história que ultrapassa a própria existência da Previdência Social do Brasil e merece ser celebrada. Essa homenagem é um sinal de nosso carinho, respeito e admiração louvável.”