Este caso tem gerado grande repercussão nas redes sociais, e envolve uma médica do Reino Unido. Na ocasião um erro pode ter sido fatal para um desfecho trágico, a morte da jovem atriz Emily Chesterton, de 30 anos, o caso deixou um alerta na comunidade local.
A jovem atriz Emily procurou atendimento médico após começar a sentir diversos sintomas e passar mal, ela então resolveu recorrer a ajuda profissional. Emily explicou que estava com muita falta de ar, inchaço em sua perna, ela sentia sua panturrilha dolorida, e tinha também muita dificuldade de locomoção.
A jovem atriz recebeu atendimento então em um consultório Vale Practice, em Londres. Ela recebeu o atendimento de uma médica associada, num sistema que existe no país, no entanto acabou liberada recebendo então o diagnóstico de ansiedade e COVID, indo assim pra sua casa após o atendimento.
O primeiro erro médico então ocorreu no momento que a jovem recebeu orientações da médica associada, oque não pode previsto em lei no país. Apenas os médicos especialistas podem diagnosticar problemas e passar receituários aos pacientes.
No mesmo dia em que a jovem acabou liberada pela médica, foi para casa e voltou a se sentir mal, desmaiando então. Ela nunca teve ansiedade ou COVID, a jovem na verdade sofria de um quadro de trombose na perna, e por isso o coágulo de sangue obstruiu a passagem do sangue, oque a levou a sofrer uma parada cardíaca, infelizmente.
O caso gerou grande comoção e revolta também, pois a jovem poderia ter tido sua vida salva, caso tivesse recebido o atendimento adequado, oque não ocorreu. A família ficou arrasada e cobrando uma posição médica ou do governo sobre a negligência que levou a jovem a perder a vida.
Marino a mãe da vítima desabou em tristeza deixando clara toda sua dor, ela lembrou que perder uma filha já era um sentimento terrível, então por negligência médica seria um pesadelo.
Também foi relatado pela mãe que a jovem não teve a oportunidade de ser atendida por um médico especialista em nenhum momento. O episódio repercutiu mundialmente e deixou um alerta sobre a falta de comprometimento com a saúde pública em muitos locais do mundo.
Infelizmente no Brasil todos os anos presenciamos casos de negligência médica, muitas vezes por profissionais que nem tem autorização para exercer a função de médico.
As pessoas vítimas desta tamanha irresponsabilidade acabam muitas vezes pagando com a própria vida. Estes casos exemplificam ainda a falha em muitos órgãos públicos pelo mundo todo, que acabam deixando pessoas despreparadas atuar sem as vezes nem saber oque estão fazendo.
Apesar da grande repercussão que estes casos costumam ter, e tamanha revolta que causam nas redes sociais, acabam deixando em evidência a falta de comprometimento da população, pois a grande maioria destes casos não são solucionados.
Muitas vezes ainda os autores das negligências acabam passando batido, e voltam a atender outras pessoas, oque é de um absurdo sem tamanho, infelizmente ainda vemos muitos casos como estes no Brasil e no mundo, uma triste e alta estatística.