A formação da Lua e suas teorias: foi Deus ou foi por acaso?

Desde tempos antigos, a Lua tem despertado a curiosidade e inspirado mitos e lendas ao redor do mundo. Para os guaranis, uma das etnias indígenas mais representativas das Américas, a Lua era reverenciada como a deusa Jaci, protetora das plantas, dos amantes e da reprodução. Mitologicamente, Jaci era associada a outras divindades como Diana dos romanos, Xochiquetzal dos astecas, Chandra dos hindus e Ísis dos antigos egípcios.

Os maias, uma civilização pré-colombiana que floresceu na América Central entre 250 d.C. e 900 d.C., também atribuíam à Lua significados ligados à feminilidade e fertilidade. Eles possuíam um conhecimento avançado em astronomia e matemática, conseguindo mapear com precisão o movimento lunar.

Na história recente, a humanidade enviou astronautas à Lua para explorá-la mais profundamente, refletindo o fascínio contínuo que ela exerce sobre nós. Diante desse longo histórico de admiração, surge a pergunta: como a Lua se formou? Diversas teorias foram propostas ao longo dos anos para explicar sua origem.

Teoria de Co-Acréscimo

Propõe-se que a Lua se formou em torno da Terra no início da formação do nosso sistema solar. Após a formação da Terra, restou material que começou a orbitá-la e, ao longo do tempo, se aglomerou para formar a Lua. Essa teoria é respaldada pelo fato de que tanto o satélite quanto nosso planeta compartilham características semelhantes, como a idade das rochas em suas superfícies. No entanto, existem diferenças significativas que ainda carecem de explicação, como a menor quantidade de ferro encontrada no solo lunar.

Teoria da Captura

Propõe-se que a Lua teria se formado em uma região distante da Terra, mas teria sido capturada pela força gravitacional do nosso planeta ao passar próximo a ele. No entanto, cálculos demonstram que essa captura pela atração gravitacional da Terra é praticamente impossível para um objeto tão grande quanto a Lua.

Teoria da Fissão

Segundo essa teoria, a Lua e a Terra teriam inicialmente formado um único corpo, do qual a Lua se desprendeu. Ainda incandescente, a Terra teria começado a girar em torno de si mesma com uma velocidade muito maior do que a atual, lançando pedaços ainda quentes para longe. A teoria sugere que a região do oceano Pacífico corresponde ao pedaço que formou a Lua. No entanto, essa ideia não é amplamente aceita, pois o espaço oceânico não seria suficiente para compor um astro do tamanho da Lua, e, se a Lua realmente tivesse se desprendido da Terra, sua órbita seria diferente da que observamos hoje.

Teoria da grande colisão

A principal teoria sobre a formação da Lua, proposta em 1975, sugere que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação, sendo uma grande bola pastosa e quente. Como resultado dessa colisão, um pedaço do globo terrestre se desprendeu e acabou formando a Lua.

Mesmo que ainda não saibamos com certeza como se deu a formação da Lua, podemos estar certos de que nossas vidas seriam totalmente diferentes caso nosso satélite não existisse. Mas isso será assunto para um texto futuro! Por isso, fique ligado no Blog do Espaço!

Há ainda variações da teoria, que consideram que vários detritos dessa colisão se acumularam ao redor da Terra e, com o tempo, devido às forças gravitacionais, se juntaram e eventualmente formaram a Lua.



Recomendamos