André Marques volta a engordar 10 anos após bariátrica e desabafa: ‘A obesidade é eterna’

Andre Marques abriu a caixinha de perguntas do Instagram na tarde deste sábado (6), abordando temas como saúde, novos projetos e a reforma de sua casa. Entre as perguntas recebidas, um internauta pediu conselhos sobre como lidar com a obesidade após a cirurgia bariátrica.

“Quem sou eu pra dar conselho? [risos] Eu já fiquei 10 anos com o mesmo peso, bem equilibrado, mas no passado eu engordei uns 5 a 7 quilinhos. Acho que a luta contra a obesidade é para sempre, o alerta tem que estar ligado. A bariátrica não é a cura da obesidade, ela não tem cura, mas é um dos métodos mais eficazes. Então, acho que você tem que aproveitar, seguir ao pé da letra o que o seu médico falar e não dar mole”, aconselhou nos stories.

Andre Marques passou por cirurgia de redução de estômago em 2013, quando pesava 162 Kg. Cerca de 10 anos depois, ele relatou um ganho de peso, principalmente após abandonar a nicotina: “Eu tive uma parcela de culpa nesse reganho, eu bebi mais, me alimentei mal e parar de fumar piorou, mas estamos lutando”.

Sobre o tabagismo, Andre também deu dicas para quem está tentando abandonar o vício. Ele relembrou o dia em que decidiu parar definitivamente de fumar e afirmou que não fez uso de nenhum medicamento durante o processo.

Fiz uns exames, fiz um check-up e vi que o pulmão estava ‘azulado’, os traços pesados do pulmão. Saí de lá [do hospital] e eu ainda tinha mais 3 ou 4 cigarros. Falei para a minha empresária que quando eu chegasse em casa, eu não ia fumar mais. E já se vão mais 100 e poucos dias [sem cigarro]. Não usei adesivo, não usei nada, parei, mas eu acho que você tem que tentar da maneira que conseguir, com remédio, ajuda de um psiquiatra, psicólogo, apoio dos amigos e da família”, respondeu na rede social.

Saiba mais:

André Marques utilizou um episódio de seu programa de culinária no YouTube, intitulado “Contando Histórias com André Marques”, para abordar o tema da obesidade. Durante o programa, o apresentador compartilhou sua experiência pessoal ao lembrar do período em que pesava 162 quilos e teve que passar por uma cirurgia bariátrica para conseguir perder peso.

“Para quem não sabe eu sou bariátrico, já pesei 162 kg. Eu cheguei a 80 e poucos, mas depois que a gente começou a cozinhar aqui no canal todo dia eu dei uma engordadinha de uns 6, 7 kg, que estou querendo perder”, disse o apresentador, revelando que na época estava no “fundo do poço”.

Recentemente, um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que cerca de 92% dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica começam a recuperar peso significativo após dois anos do procedimento, readquirindo pelo menos 20% do peso perdido inicialmente. A pesquisa também destacou que esse aumento de peso frequentemente coincide com o período em que os pacientes interrompem as consultas com psicólogos.

Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.



Recomendamos