A mpox, é a antiga doença varíola dos macacos, que ganhou o novo nome pela Organização Mundial da Saúde (OMS) essa doença se desenvolve pelo vírus monkeypox. A doença ligou um sinal de alerta, devido surto recente, e mutação do vírus que ficou mais forte. Somente no Brasil temos, 709 casos e 16 deles fatais, por mpox, que ocorreram em 2024, eles ocorrem nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro aonde se concentra o maior número de infectados. Isso fez com que o Ministério da Saúde viesse a fazer uma reunião para discutir o controle da doença.
Segundo informações do Ministério da Saúde, estão sendo estudados novos meios de prevenir e combater a doença do mpox no país. Muitos entendem que o risco no Brasil não seria tão alto, porém seguem monitorando de perto a situação com a OMS, além de outras situações.
A doença mpox é transmitida pelo vírus monkeypox. O a gente faz parte do grupo do vírus da varíola, mas na maioria das vezes não é tão prejudicial. Antes os animais transmitiam o vírus aos humanos, porém atualmente já circula entre as pessoas. Essa doença pode ser até comum em muitas aldeias nas florestas tropicais da África, principalmente na República Democrática do Congo, neste país muitos casos ocorrem, e inclusive fatais.
Quais são os Sintomas da Mpox?
Os primeiros sintomas da doença mpox, são a febre, dores de cabeça, inchaços, dores nas costas e musculares. Assim que alivia a febre, surgem erupções cutâneas, normalmente se começa pelo rosto e se espalha por outras áreas, como palma das mãos e solas dos pés. Normalmente elas geram lesões e dor.
Os casos variam e perduram de 14 a 21 dias, nos casos mais graves, as erupções ocorrem nos olhos, na boca, e até partes “baixas”.
Segundo apurou a OMS, mesmo que se saiba que a doença se resolva sozinha, mulheres grávidas, e crianças tendem a ter complicações com a doença. Nos mais graves dos casos, as pessoas desenvolvem pneumonia, infecções oculares graves, dor ou dificuldade de engolir, vômito e diarreia, sepse, inflamação do cérebro, coração, reto, órgãos genitais e passagens urinárias, deixando sequelas, e sendo por final fatal.
Como a Mpox é Transmitida?
A mpox se espalhas facilmente pelo contato próximo das pessoas, tendo contato mínimo com a pele, e até em meio a uma conversa. O vírus entra rápido no corpo, por feridas ou vias respiratórias. Inclusive pode se pegar a doença tocando em objetos contaminados, como toalhas e roupas. Alem disso ter contato com animais portadores do vírus, também causa a infecção.
De momento não há um tratamento específico para a doença, e a OMS estuda com mais precisão vacinas que podem combater a doença, porém devido ainda não se ter uma segurança sobre a prevenção para passar a sociedade, se entende que não há um tratamentos específico para a doença.
É fundamental sempre as pessoas se manter atentas aos sinais e sintomas, evitando assim contato com algum animal doente ou pessoa que apresente tais condições.
Fonte: O Antagonista.