Nessa terça-feira (03), a cantora Pocah abriu o coração durante uma entrevista ao portal UOL, e chocou muita gente ao fazer algumas revelações bem pessoais. A funkeira decidiu falar de um assunto sério e complicado: a violência doméstica que sofreu no passado. A situação foi tão pesada que, segundo ela, quase levou à perda da sua visão.
Pocah contou que, depois de uma das agressões que sofreu, ficou muito perto de perder a visão. Esse momento foi o estopim para que ela finalmente tomasse coragem de sair daquela casa e voltar pro colo da mãe. A cantora deixou claro que sua fé teve um papel super importante para ela conseguir dar essa virada na vida. Embora ela já tenha mencionado em outras ocasiões o relacionamento abusivo que viveu, dessa vez Pocah resolveu abrir ainda mais o jogo e falar dos detalhes.
Durante a conversa, ela descreveu o desespero que sentiu na última agressão: “Na última vez, eu quase fiquei cega dentro da casa onde vivia com essa pessoa. Eu gritava, falando que tava cega e que precisava ir pro hospital. Essa pessoa acabou me levando, mas eu só conseguia ouvir os outros falando pra ele não me levar, senão ele ia acabar na cadeia. Foi ali que eu percebi: ‘Eu não posso voltar pra essa casa nunca mais’. Naquele momento, eu só queria minha mãe e minha filha”, desabafou.
Apoio da família e recuperação
Pocah também falou sobre o medo de morrer e o pavor de criar uma criança no meio daquela situação. “Eu não podia morrer, nem criar minha filha naquela loucura. Disse pra mim mesma que nunca mais ia voltar, e não voltei”, contou ela durante a entrevista. Depois de passar anos presa nesse relacionamento tóxico, Pocah conseguiu dar a volta por cima, e contou com o apoio da família e da filha para superar tudo isso.
A cantora lançou uma música chamada “Livramento”, que vem com um recado forte, quase um grito de alerta, para ajudar outras mulheres a evitarem passar pelo que ela passou. “Nenhuma mulher merece se sentir roubada, invadida, humilhada. Eu me olhava no espelho e não me reconhecia. Ninguém pode passar por isso”, afirmou Pocah, tentando explicar o que uma pessoa sente quando tá presa num relacionamento abusivo.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Pocah fala sobre as violências que sofreu nas mãos do ex-marido, com quem ela teve sua filha, Victória, que hoje tem oito anos. Em 2022, durante uma participação no PodDela, a funkeira contou um pouco mais sobre esses momentos terríveis. “Eu tentei denunciar, cheguei a ligar pra pedir socorro num momento em que achei que ia morrer. Liguei pra polícia, mas ele simplesmente me trancou dentro de casa, desceu e atendeu os seguranças do prédio, dizendo: ‘É briga de marido e mulher, tá tudo bem, tá tudo tranquilo, ela tá lá descansando’”, relatou Pocah, sobre a mentira que seu ex-parceiro contou na época.
Reflexão e mensagem final
A história de Pocah é um exemplo claro do quanto a violência doméstica pode destruir a vida de alguém. Mas também é uma prova de que, com apoio e muita força de vontade, é possível sair de situações assim e se reerguer. Ela conseguiu transformar a dor em força e, hoje, usa sua voz e sua música pra tentar evitar que outras mulheres passem pelo mesmo.
No final das contas, a mensagem que fica é essa: é preciso estar atento aos sinais, é preciso pedir ajuda e, principalmente, é preciso acreditar que é possível sair de uma situação de abuso. Pocah conseguiu, e com certeza a história dela vai inspirar muitas outras mulheres a fazerem o mesmo.