O câncer de boca é uma doença que, infelizmente, afeta muita gente todos os anos, tanto aqui no Brasil quanto no resto do mundo. E olha, uma das melhores maneiras de lutar contra esse tipo de câncer é descobrir ele logo no comecinho. Isso porque, como em qualquer outro tipo de doença, quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil é de tratar e, claro, aumentar as chances de cura.
O lance é que o corpo costuma dar sinais quando algo não vai bem, né? E no caso do câncer de boca, esses sinais aparecem cedo, mas muita gente acaba não dando bola ou até nem percebe que pode ser algo sério. Daí, quando a pessoa vai procurar ajuda, às vezes já tá meio tarde, o que complica um pouco as chances de cura.
Então, a ideia aqui é te ajudar a ficar mais atento e, se você notar algo estranho, já procurar um médico rapidinho. Porque quanto antes for descoberto, maiores são as chances de um tratamento eficaz. Dá uma olhada em alguns dos sintomas mais comuns desse tipo de câncer:
1 – Feridas que não cicatrizam em 15 dias
Todo mundo já teve uma afta ou uma feridinha na boca que demorou uns dias pra sarar, né? Agora, se você tá com uma ferida ou uma mancha que não some de jeito nenhum por mais de 15 dias, fica esperto! Isso pode ser um sinal de algo mais grave, tipo câncer de boca. Melhor não arriscar e procurar um médico pra dar uma olhada nisso.
2 – Placas brancas ou vermelhas
Sabe aquelas manchas que aparecem na língua, nas gengivas ou até no céu da boca? Pois é, elas também podem ser sinais de câncer. Placas brancas ou vermelhas são bem comuns em pessoas com essa doença, então é bom ficar atento. E não é tipo uma plaquinha de sujeira que sai com uma boa escovada, é uma coisa que fica ali e não sai de jeito nenhum.
3 – Caroços no pescoço
Já percebeu um caroço no pescoço e achou que era só uma inflamação ou algo passageiro? Então, cuidado! Esse tipo de nódulo pode ser um sinal de que o câncer tá se espalhando. Não tô falando que todo caroço vai ser câncer, mas é sempre bom dar uma conferida, né? Melhor pecar pelo excesso de cuidado do que pela falta dele.
4 – Rouquidão constante
Tá rouco por dias e não consegue entender o porquê? Isso também pode ser um dos sintomas de câncer na boca. Se você não teve gripe, resfriado ou qualquer outro motivo pra estar rouco e isso tá durando mais do que deveria, é bom investigar. Pode parecer algo simples, mas é sempre melhor prevenir.
5 – Dificuldade pra engolir, falar ou mastigar
A gente nem pensa muito nisso, né? Mas se de repente você começa a ter dificuldade pra fazer coisas tão simples como engolir a comida, falar direito ou até mastigar, isso é um sinal de alerta. Se não tiver uma causa aparente pra esses sintomas, não ignora! O corpo pode estar te dando um aviso de que algo não tá certo.
6 – Rosto meio assimétrico
Esse aqui é mais raro, mas também pode acontecer. Sabe quando você nota que um lado do seu rosto tá mais inchado ou com alguma deformidade? Isso pode ser um sinal de que o câncer de boca tá afetando essa região. Não é só uma coisinha estética, não. Pode ser algo mais sério que merece atenção.
Se você percebeu algum desses sintomas, não perde tempo e vai atrás de um médico. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de tratar a doença e conseguir a cura. A gente sabe que às vezes é fácil ignorar umas coisinhas, ainda mais na correria do dia a dia. Mas com saúde não se brinca, né?
Ah, e é bom lembrar que a conscientização sobre isso tá crescendo cada vez mais. Se liga nas campanhas de prevenção que tão rolando, principalmente no Outubro Rosa e no Novembro Azul, que também incluem cuidados com a saúde da boca. Porque, no fim das contas, se cuidar é sempre o melhor remédio!