Esta é a diferença entre os ovos marrons e brancos que ninguém nunca te revelou

Ah, o famoso ovo de galinha, né? Quem nunca usou na cozinha, seja pra fazer aquele café da manhã reforçado, uma receitinha ou até pra dar um toque especial no almoço? O que muita gente se pergunta, no entanto, é: qual a diferença entre o ovo branco e o marrom? Já notou que tem uns de uma cor, outros de outra, e a gente fica na dúvida na hora de comprar? Mas relaxa que eu vou te explicar de um jeito simples.

Primeira coisa que é bom deixar claro: em termos de nutrientes, os ovos brancos e marrons são praticamente a mesma coisa. Ou seja, tanto faz qual você escolhe, a galera que tá atrás de uma boa fonte de proteína e outros nutrientes tá bem servida com qualquer um dos dois. Isso porque os nutrientes que tem no ovo branco são os mesmos que você vai encontrar no marrom. Proteína, vitaminas, tudo ali, igualzinho.

Agora, tem uma questão interessante que a galera às vezes não sabe: a cor do ovo vem da raça da galinha. Pois é! As galinhas brancas geralmente botam ovos brancos, enquanto as galinhas de penas marrons ou avermelhadas botam os ovos marrons. Simples assim. E, se você procurar bem, vai ver até ovo de casca azulada ou de outras tonalidades por aí, mas isso é mais raro.

Outra coisa que o pessoal comenta é que o ovo marrom às vezes parece mais “rústico”, como se fosse mais caseiro, e tem gente que jura de pé junto que ele tem um sabor mais forte. Mas a real é que, no dia a dia, o gosto é bem parecido. Claro que pode ter uma leve diferença no paladar de uma pessoa ou outra, mas é questão de gosto mesmo, nada que mude tanto assim.

O importante de verdade é que tanto o ovo branco quanto o marrom vão te entregar o mesmo resultado, seja na receita ou na saúde. Então, na prática, tanto faz se você tá fritando, cozinhando ou jogando no bolo.

Agora, uma coisa que às vezes passa despercebida é que, dependendo da alimentação da galinha, o ovo pode ter sim uma diferença nutricional. Por exemplo, você já deve ter visto aqueles ovos que são ricos em ômega-3, né? Mas isso só acontece porque as galinhas que botam esses ovos recebem uma dieta especial, com suplementação de ômega-3. Não é que o ovo em si nasceu com esse poder todo.

A mesma lógica vale pros ovos caipiras, aqueles que a gente acha que são mais “naturais”, né? A diferença entre o ovo de granja e o ovo caipira tá mais no modo como a galinha é criada e alimentada do que nos nutrientes que vêm no ovo. Galinha criada solta, comendo milho e outros alimentos naturais, vai produzir um ovo que, em teoria, tem um perfil nutricional um pouquinho diferente, mas a diferença não é tão gigantesca quanto parece.

Ah, e se você é daqueles que vai ao mercado e se pergunta por que o ovo marrom às vezes é mais caro, a explicação é simples: as galinhas que botam ovos marrons geralmente são maiores e consomem mais ração. Então, os custos pra criar essas galinhas são mais altos, o que acaba refletindo no preço final do produto. Mas em termos de qualidade? É tudo praticamente igual.

Então, no fim das contas, pode escolher o ovo que mais te agrada, seja o branquinho ou o marronzinho. No que diz respeito à sua saúde e à sua receita, você vai ter o mesmo resultado, e o resto é mais uma questão de preferência ou até de como você vê o produto. Só fique de olho nas informações nutricionais se for atrás de algo mais específico, tipo o ômega-3 que mencionei antes. E claro, se você gosta de um ovo caipira, também é uma boa opção, mas sem aquela ilusão de que ele é absurdamente melhor que o de granja.