Um aneurisma é basicamente uma dilatação que acontece em uma veia ou artéria, quando o diâmetro aumenta de forma anormal. Esse tipo de situação pode rolar em várias partes do corpo e, quando acontece, é essencial ter atenção médica, pra evitar que vire uma complicação maior. O aneurisma pode aparecer em qualquer pessoa, seja criança, adulto, homem ou mulher, e, em alguns casos mais graves, pode até levar a óbito.
Um dos lugares mais críticos onde um aneurisma pode se manifestar é o cérebro, que todo mundo sabe que é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, né? Por isso, é fundamental ficar de olho nos sintomas e procurar ajuda médica assim que notar qualquer coisa estranha. Ah, e vale lembrar que, com o tratamento certo, esse tipo de problema tem cura, viu?
Agora, você deve estar se perguntando: “Quais são os sintomas de um aneurisma cerebral?”. Essa condição afeta entre 3% e 5% da população, mas nem todo mundo apresenta sintomas logo de cara. Em algumas pessoas, o aneurisma tá lá, quietinho, sem dar sinal nenhum. Porém, quando ele se manifesta, existem alguns sintomas clássicos que podem acender o alerta. Bora listar alguns deles?
- Visão dupla;
- Perda de visão;
- Dor de cabeça (aquela bem forte, que não passa);
- Dor nos olhos;
- Dor e rigidez no pescoço;
- Náuseas e vômitos;
- Perda de consciência;
- Confusão mental;
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Convulsões.
E o que fazer se eu tiver esses sintomas?
Bom, se você notou algum desses sinais que eu mencionei, a primeira coisa é não ignorar, beleza? Procura logo um médico pra tirar a dúvida, porque só ele pode fazer os exames certos pra descobrir se é mesmo um aneurisma ou outra coisa. É comum que o médico peça exames de imagem, tipo tomografia ou ressonância, pra dar uma olhada no que tá rolando dentro do corpo.
Dependendo do caso, pode ser que o médico indique um procedimento cirúrgico pra resolver a situação. Mas calma, isso é só se for realmente necessário. Só o profissional de saúde pode dizer o que deve ser feito, de acordo com o tratamento que ele prescrever. Não adianta sair se desesperando sem saber direito o que tá acontecendo, tá?
O mais importante é: percebeu qualquer coisa estranha, sintomas fora do comum, dores fortes ou algo que não passa, procura um especialista logo. A prevenção e o diagnóstico rápido são fundamentais pra evitar que um problema simples se transforme em algo mais complicado.
Conforme os anos passam e a idade avança os problemas de saúde também começam a aparecer, por isso a importância de manter uma vida saudável durante o decorrer da vida, prevendo assim ter unidade e sem muitos problemas em sua saúde, Assim como o aneurisma cerebral qualquer outro problema de saúde pode acabar vira cometendo as pessoas com passar do tempo, por isso é de extrema importância estar sempre em dia com seu médico e fazer exame com frequência ao menos 2 vezes por ano para se prevenir de algo pior.