Fenômeno de audiência, Alma Gêmea foi aprovada na Globo de forma inusitada

Mano, é curioso pensar como algumas novelas da Globo marcaram tanto a galera, né? Um bom exemplo é Alma Gêmea, que tá passando agora de novo no Vale a Pena Ver de Novo. Essa novela foi uma das maiores audiências da faixa das 18h, lá entre 2005 e 2006. E o mais engraçado de tudo é como ela foi aprovada nos bastidores. Tipo, o autor, Walcyr Carrasco, conseguiu o sinal verde pra novela com um e-mail de só seis linhas. É mole?

Essa história do e-mail é até contada pelo próprio Walcyr numa entrevista que ele deu pro livro Autores: Histórias da Teledramaturgia, que foi lançado pelo projeto Memória Globo em 2008. Ele contou que, basicamente, ele mandou um e-mail rapidinho pro Mário Lúcio Vaz (1933-2019), que na época era um dos diretores de programação da Globo. E aí, puf! A novela foi aprovada.

O Walcyr disse que, no início, ele nem imaginava que essa ideia ia virar uma novela, pra falar a verdade. Ele achava que daria mais um livro, saca? Ele tinha até sugerido uma outra história pro Mário Lúcio antes, mas parece que o cara não curtiu muito, achou meio “mais do mesmo”. Daí o Mário pediu pra ele trazer algo diferente. E foi aí que o Walcyr contou a ideia de Alma Gêmea pro Ary Nogueira, que na época era diretor de produção de novelas. O Ary gostou tanto que falou: “Cara, manda isso agora mesmo pro Mário Lúcio por e-mail!”. Walcyr escreveu rapidão, e, pra surpresa dele, o Mário Lúcio respondeu logo: “Essa é a novela, tá aprovada”. Só isso! A novela foi aprovada por e-mail mesmo, doideira né?

E assim nasceu Alma Gêmea, que acabou virando um dos maiores sucessos da carreira do Walcyr Carrasco. Ele mesmo atribui muito desse sucesso à personagem principal, a Serena (interpretada pela Priscila Fantin), que tinha aquele jeitinho simples, toda correta e cheia de valores éticos. Do outro lado, tinha a Cristina (Flávia Alessandra), que era a vilã clássica, cheia de maldades. Esse contraste, sabe? Mocinha versus vilã, era o que segurava o público.

Outro ponto que fez a novela bombar foram os núcleos cômicos. Um dos momentos mais lembrados foi quando a vilã Cristina levou um banho de lama, jogada num chiqueiro pela caipira Mirna (interpretada pela Fernanda Souza). Esse capítulo aí foi um estouro de audiência, alcançando 48 pontos no Ibope. Imagina a galera morrendo de rir com essa cena!

No geral, a primeira vez que Alma Gêmea foi exibida, ela teve uma média de 38 pontos de audiência na Grande São Paulo, o que foi um baita sucesso, ainda mais se tratando de uma novela das seis. E quando reprisou pela primeira vez no Vale a Pena Ver de Novo, entre 2009 e 2010, a média foi de 20 pontos. E, olha, 20 pontos é muita coisa pra um reprise, hein!

Agora, em 2024, a novela tá de volta ao Vale a Pena Ver de Novo e, desde que começou a ser reprisada em maio, ela tem mandado bem na audiência. Até agora, a média tá em 16,1 pontos na Grande São Paulo, segundo o Kantar Ibope. Isso coloca Alma Gêmea como a maior audiência nas tardes da Globo desde a reprise de O Rei do Gado (1996), que passou entre 2022 e 2023.

Pra você ter uma ideia de como tá o ranking das reprises desde 2020 no Vale a Pena Ver de Novo, olha só:

  • Êta Mundo Bom! – 21,6 pontos
  • Laços de Família – 18,8 pontos
  • O Rei do Gado – 17,3 pontos
  • Alma Gêmea – 16,1 pontos (por enquanto)
  • A Favorita – 15,7 pontos
  • O Clone – 15,4 pontos
  • Mulheres Apaixonadas – 15,0 pontos
  • Ti Ti Ti – 14,5 pontos
  • Paraíso Tropical – 13,1 pontos

Então, se você é daqueles que curte uma novela das antigas, dá pra ver que Alma Gêmea tá mantendo o nível e garantindo bons números pra Globo de novo. E não é à toa, né? A história tem aquela pegada clássica que conquista o público, misturando amor, tragédia e boas risadas.



Recomendamos