As cobras sempre despertaram um misto de fascínio e medo na galera. Algumas são tão rápidas e venenosas que, se der de cara com uma delas, pode ser o último encontro da sua vida. Bora conhecer as cinco cobras mais mortais do planeta? Aqui eu vou contar porque elas são tão temidas, até pelos mais corajosos.
1. Taipan do Interior: A Braba do Veneno

Primeiro de tudo, temos a taipan do interior, ou como é mais conhecida, a “Cobra Feroz”. Essa aí não tá pra brincadeira! Ela é considerada a cobra mais venenosa do mundo. A taipan é da Austrália e carrega um veneno tão poderoso que só uma mordida pode matar até 100 pessoas. Pensa num estrago! O veneno dessa danada afeta o sistema nervoso e causa hemorragias internas bem rapidinho. Agora, aqui vai a boa notícia: ela não gosta muito de contato com humanos, prefere viver em áreas remotas e só ataca se for provocada. Então, se por acaso você for pra Austrália, só não vai mexer com ela, beleza?
2. Mamba-Negra: A Fórmula 1 das Cobras

A mamba-negra, lá da África, é um verdadeiro terror. Ela é famosa por ser a cobra mais rápida do continente, chegando a 20 km/h! Fugir dela? Boa sorte. Ela é chamada de “mamba-negra” por causa da cor preta dentro da boca, que fica bem visível quando ela se sente ameaçada. Se ela te morde, o veneno começa a fazer efeito em poucas horas. E se não tiver antídoto por perto, a chance de sobreviver é praticamente zero. Além disso, a bicha tem a mania de morder várias vezes quando se sente em perigo, ou seja, não quer brincadeira com ela.
3. Cobra-Real: A Maior de Todas

A cobra-real, ou rei das cobras, é a maior serpente venenosa que existe. Essa aí pode chegar até 5,5 metros! Imagina uma dessas cruzando seu caminho… O mais louco é que a cobra-real se alimenta de outras cobras, inclusive as venenosas. O veneno dela, apesar de não ser tão potente quanto o de outras cobras dessa lista, é aplicado em grande quantidade. Uma mordida dela pode matar um elefante ou até 20 pessoas! Se isso não for motivo pra ter respeito por essa rainha, não sei o que é.
E sabe o que dá ainda mais medo? Ela consegue levantar uma parte do corpo e ficar cara a cara com um ser humano. Visualiza isso na sua mente: você lá, na boa, quando do nada surge uma cobra dessa erguida na sua frente. Sinistro!
4. Krait-Comum: A Sombra da Noite

Agora, o krait-comum é uma história à parte. Essa cobra é basicamente uma caçadora noturna. Enquanto você tá lá de boa, dormindo, ela pode estar rondando. O problema é que muitas pessoas nem percebem que foram picadas de imediato, porque o veneno dela é sorrateiro, e os sintomas começam de leve, até que vai ficando mais grave. O veneno dela é tão neurotóxico que pode causar uma paralisia total, e sem tratamento, o fim chega em poucas horas. E mesmo com tratamento, as chances de sobreviver ainda são complicadas.
5. Víbora-de-Escamas-Serradas: A Pequena Notável

Por último, temos a víbora-de-escamas-serradas, que pode até ser pequena, mas, olha, é extremamente perigosa. Ela é responsável por mais mortes humanas do que qualquer outra cobra. Esse fato já coloca ela num nível de respeito. Ela vive na África, Oriente Médio e Índia, e o comportamento dela é bem agressivo, então, ao contrário de algumas outras cobras que evitam humanos, essa aqui não pensa duas vezes em atacar.
O veneno dela é uma bomba pro sistema circulatório, causando hemorragias internas e externas, além de uma dor absurda. O pior é que, em muitas regiões onde ela vive, o acesso a tratamento é complicado, então, se for mordido, o risco de não conseguir socorro a tempo é bem alto.
O que a gente aprende com isso?
Se tem uma coisa que essas cobras ensinam, é que a natureza pode ser tanto fascinante quanto letal. É interessante saber sobre elas, mas com todo cuidado do mundo, né? Se por acaso você for visitar algum lugar onde essas cobras vivem, o lance é respeitar o espaço delas. Afinal, ninguém quer acabar virando notícia por causa de uma picada fatal, né não?