Olha só, o cantor Leonardo, famoso pela sua carreira de sucesso no sertanejo, agora se viu numa situação complicada: ele foi incluído na chamada ‘lista suja’ do trabalho escravo, uma lista mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). E o motivo? Bom, o nome dele foi parar lá por causa de uma fiscalização feita na Fazenda Talismã, uma propriedade enorme que ele tem lá em Jussara, no interior de Goiás, e que tá avaliada em nada menos que R$ 60 milhões.
O lance é que, durante essa fiscalização, os fiscais encontraram seis trabalhadores em condições de trabalho que foram consideradas análogas à escravidão. E, olha só, isso é sério, né? Mas, segundo a assessoria do cantor, tem uma explicação: disseram que essa parte da fazenda tava arrendada pra uma outra pessoa, que tava usando o terreno pra plantar soja, e que o Leonardo nem fazia ideia do que tava rolando por lá. “Não é do Leonardo. O Ministério do Trabalho fez esse processo, e o Leonardo se defendeu com todas as provas”, explicou a assessora dele ao g1.
Agora, vale lembrar que essa tal lista, que foi atualizada recentemente (na segunda-feira, dia 07), incluiu mais 176 empregadores que foram pegos por submeter seus trabalhadores a condições parecidas com as de escravidão. Isso não é pouca coisa, e ser colocado nessa lista tem um impacto grande na reputação e nos negócios da pessoa. A Fazenda Talismã, que é conhecida por ser super luxuosa e imponente, também acabou sendo envolvida nesse escândalo, mesmo com a assessoria dizendo que Leonardo não tinha nada a ver diretamente com isso.
Falando da fazenda, a Talismã é um espetáculo à parte. Ela tem mil hectares e é avaliada em R$ 60 milhões. O foco principal da propriedade é a pecuária bovina, com mais de 5 mil cabeças de gado, que são criadas lá pra engorda e depois vendidas em leilões. Não à toa, a fazenda tem o mesmo nome de uma das músicas mais famosas da carreira do Leonardo, em parceria com o irmão Leandro: Talismã, de 1990.
E se você já ouviu falar da fazenda, pode ser por causa da influenciadora Virgínia Fonseca, que é nora do cantor. Ela fez questão de mostrar todos os detalhes da propriedade num tour que postou no canal dela no YouTube. E, olha, é de cair o queixo! Ela descreve a fazenda como um lugar enorme e diz que só de andar de uma ponta a outra já é uma “caminhada e tanto”. A fazenda é usada pela família e pelos amigos de Leonardo pra lazer, e a estrutura é de primeira: tem mansão, lago, cavalos, piscina, quadriciclos, jetski, quadras esportivas e até uma igreja dentro da propriedade. Parece um clube particular, né?
Durante o vídeo, Virgínia destaca como a fazenda é grande e confortável. “Aqui a gente joga futvôlei, tem muitos quartos, e é muito aconchegante”, comenta ela. Então, além da fazenda ser um negócio sério com a criação de gado, também é um lugar de descanso e curtição pra família.
Agora, com essa história toda do trabalho escravo, resta saber como isso vai se desenrolar. Leonardo já se defendeu e disse que não sabia de nada, mas a situação é complicada, e ele vai precisar esclarecer os detalhes desse arrendamento. O importante é que a justiça investigue direitinho o que aconteceu e que, se houve qualquer irregularidade, ela seja corrigida.