Olha, fazer xixi durante o banho é um costume que muita gente tem, né? Às vezes, na correria do dia a dia, a gente acaba optando por essa “praticidade” pra não ter que sair correndo do chuveiro e ir até o banheiro. Parece super inofensivo e ainda ajuda o meio ambiente, já que economiza uma descarga, mas, segundo a fisioterapeuta do assoalho pélvico, Alicia Jeffrey-Thomas, essa prática pode não ser tão boa pra saúde feminina quanto parece.
A Alicia fez um vídeo no TikTok (que hoje em dia é onde todo mundo compartilha essas dicas, né?) explicando porque, especialmente pra mulheres, fazer xixi no banho pode trazer alguns problemas no futuro. E, olha, o que ela falou faz a gente pensar duas vezes antes de continuar com esse hábito.
Ela apresenta dois pontos principais. O primeiro é sobre o que acontece no cérebro da gente quando a gente faz xixi enquanto escuta o barulho da água caindo. Pode parecer bobeira, mas o cérebro começa a associar o som da água com o ato de urinar. Ou seja, no futuro, toda vez que você escutar água corrente (como na pia, na chuva ou até quando alguém liga a torneira), seu cérebro pode “confundir as coisas” e você pode acabar tendo vontade de fazer xixi ou, pior, até ter escapes. Já pensou que situação? Tá lá lavando a louça e, de repente, seu corpo decide que é hora de ir ao banheiro só porque tem água correndo…
O segundo ponto que ela levanta é que as mulheres, por questões anatômicas, não deveriam urinar em pé, nem mesmo no chuveiro. Segundo a Alicia, mesmo se você fizer aquele truque de levantar uma perna, seu assoalho pélvico (que é o conjunto de músculos que sustenta a bexiga) não vai relaxar da forma correta. E isso significa que a bexiga não vai se esvaziar completamente. Sabe aquela sensação de que ainda tá “ficando” xixi lá dentro? Pois é, pode ser por isso. E a longo prazo, isso pode trazer problemas, como infecções urinárias e outros desconfortos.
Eu confesso que fiquei pensando nisso depois que vi o vídeo. Nunca tinha imaginado que algo tão simples quanto fazer xixi no banho poderia ter um impacto tão grande. Mas faz sentido, né? O corpo da gente é cheio de detalhes que a gente nem se dá conta, e essas associações que o cérebro faz sem a gente perceber podem complicar a vida no futuro.
Eu, por exemplo, nunca fui muito de prestar atenção nessas coisas, mas depois de saber disso, dá um certo receio de continuar com o hábito. E é interessante pensar que, por mais simples que pareça, pode até ser uma questão de educação corporal, algo que a gente deveria aprender desde cedo. Imagina quantas outras coisas que a gente faz no dia a dia sem pensar e que podem trazer consequências lá na frente?
E, claro, o TikTok tá cheio de vídeos desse tipo, onde especialistas de diversas áreas compartilham dicas que, à primeira vista, parecem triviais, mas acabam sendo muito importantes. Muita gente pode até duvidar por ser uma rede social cheia de “modinhas”, mas tem conteúdo útil por lá, sim, como o caso da Alicia.
Então, com essas informações, talvez seja a hora de repensar esse hábito e considerar sair do chuveiro pra usar o vaso sanitário antes de abrir a torneira. Afinal, se a gente pode evitar problemas no futuro, por que não tentar, né?
Resumindo, fazer xixi no banho pode até ser prático e economizar água, mas, pensando na saúde a longo prazo, é melhor deixar essa prática de lado, principalmente pras mulheres. Quem diria que um simples hábito assim poderia causar tanta discussão, né?