Um caso muito triste e revoltante aconteceu na China, na cidade de Zhuhai, que fica perto de Macau, no sul do país. Na terça-feira (12), um homem de 62 anos entrou com o carro num centro esportivo cheio de gente que tava fazendo seus exercícios, tipo caminhando, correndo, essas coisas de rotina diária, e simplesmente atropelou um monte de gente. O pior é que esse ato terrível foi totalmente de propósito, segundo as autoridades locais. O cara matou nada menos que 35 pessoas, acredita? E ainda feriu outras 43, que foram levadas pro hospital.
O negócio é que, pelo que parece, o homem tava com um ódio tremendo por conta de problemas pessoais — mais precisamente, um divórcio que ele não aceitava de jeito nenhum. Imagina, né, o cara revoltado por causa de briga de casal decide descontar na vida dos outros? É uma loucura sem tamanho… Pelo visto, ele simplesmente não se conformava com o tal acordo que a ex-esposa tinha pedido, então resolveu fazer essa barbaridade pra, sei lá, descontar a raiva que tava sentindo.
Depois que ele atropelou essa galera, o homem ainda tentou dar um jeito de fugir, mas a polícia foi rápida e conseguiu alcançar ele antes que escapasse. Quando finalmente pegaram o sujeito, eles encontraram uma faca dentro do carro — pra piorar ainda mais a situação, né? Dizem por aí que, depois de atropelar as pessoas, ele ficou dentro do carro tentando se machucar com a faca. Segundo o pessoal da imprensa chinesa, o homem até cortou o pescoço e tava todo machucado quando foi preso. Agora, ele tá no hospital, inconsciente, mas a polícia ainda não conseguiu tirar mais informações dele.
É impressionante como uma situação pessoal pode fazer uma pessoa chegar num ponto desses, de sair por aí tirando a vida de gente que não tem nada a ver com a história dele. Eu sei que divórcio não é fácil pra ninguém, ainda mais depois de uma vida inteira junto e tal, mas, poxa, isso não justifica você sair atropelando um monte de gente inocente. Tá todo mundo lá só querendo viver suas vidas, fazer seu exercício no fim da tarde, e aí vem um louco desses e acaba com tudo em questão de minutos.
É um tipo de tragédia que mexe com a gente, né? Não dá pra imaginar o que aquelas pessoas e suas famílias tão passando agora. Tem gente que saiu pra dar uma corridinha, aliviar o estresse, e acabou nem voltando pra casa. Uma situação dessa deixa a gente sem palavras… E pensar que isso aconteceu num lugar que era pra ser seguro, ao ar livre, onde as pessoas vão pra cuidar da saúde, é de partir o coração.
O governo local confirmou que tá investigando o caso, mas até agora não deram muitos detalhes sobre o que vai acontecer com o cara, se ele vai ser levado a julgamento ou algo assim, depois que ele melhorar dos ferimentos. A única coisa certa é que muita gente perdeu suas vidas de forma completamente absurda e desnecessária.
A gente fica aqui pensando se isso é um reflexo do estresse que a sociedade tá vivendo, essa pressão toda que parece que só aumenta a cada dia. Talvez falte apoio pra lidar com os problemas emocionais, ou talvez algumas pessoas só se perdem completamente e não conseguem mais ver saída a não ser pela violência. Seja como for, não dá pra justificar um ato desses. Fica só a tristeza e a indignação mesmo.
Bom, é isso. Vamos torcer pra que as famílias das vítimas encontrem algum tipo de consolo e que o governo chinês consiga tomar medidas pra evitar que tragédias desse tipo voltem a acontecer.