Gusttavo Lima rompe o silêncio e revela por que é de direita

O cantor sertanejo Gusttavo Lima recentemente fez uma declaração bem polêmica sobre sua posição política e deu o que falar. Em uma entrevista com o senador e apresentador Jorge Kajuru, o cantor contou que se considera de direita, algo que ele atribui aos valores que seus pais lhe ensinaram. Mas o que chamou a atenção foi a forma como ele falou sobre esse assunto, deixando claro que, apesar de suas crenças políticas, ele não tem problema em respeitar e conviver com pessoas que pensam de forma diferente.

Ele explicou que ser de direita, pra ele, tem muito a ver com a educação que recebeu de casa. “Não sou extremista, não”, ele disse logo no começo, pra deixar claro que não está se colocando em um lugar radical. “Meu pai e minha mãe me ensinaram certos valores e eu não vou mudar isso, não vou vender o que eles me passaram”, disse Gusttavo. Mas ele também destacou que sabe que o Brasil está passando por um momento bem difícil, e, por mais que tenha uma opinião política, ele sabe conviver com todo mundo. “Eu me dou bem com todo mundo, respeito todas as classes”, completou.

Gusttavo Lima também fez uma reflexão sobre a situação do país. Ele acredita que o Brasil está virando um “campo de guerra”, uma comparação forte, mas que reflete o clima tenso que tem tomado conta do país nos últimos anos. “Eu sou uma pessoa que vim de baixo, sei o quanto a vida é dura, e sei que todo mundo passa dificuldade, em algum momento”, comentou, se mostrando empático com as dificuldades da maioria dos brasileiros.

Em um dos momentos mais curiosos da entrevista, Gusttavo Lima falou sobre o fato de ter um amigo próximo que é petista. Ele contou que seu “melhor amigo” é do Partido dos Trabalhadores (PT) e que isso não impede que eles tenham uma boa relação. “A quantidade de amigos que eu tenho no PT é impressionante. Meu melhor amigo é petista. Eu chego na casa dele, tem um boné do Lula autografado, e tá tudo certo”, revelou. O cantor deixou claro que as diferenças políticas não são um obstáculo para sua amizade. Na visão dele, o importante é o respeito, independente das ideologias.

Essa atitude do Gusttavo Lima de dizer que respeita pessoas com ideologias políticas diferentes, mesmo sendo um artista com uma base de fãs que pode se identificar mais com uma linha política conservadora, tem gerado muitos comentários nas redes sociais. Por um lado, tem gente que acha legal ele não se envolver em polêmicas extremas e ter uma postura mais conciliatória. Por outro, alguns críticos acham que ele deveria ser mais firme em suas opiniões e não misturar amizade com questões políticas.

No fim das contas, Gusttavo Lima parece querer dar um exemplo de que é possível discordar politicamente, mas ainda assim manter o respeito. Mesmo que sua fala tenha gerado divisão, a verdade é que ele está propondo algo que, em tempos de polarização, pode ser visto como uma atitude até corajosa. Se o Brasil realmente está virando esse “campo de guerra” que ele citou, talvez seja hora de mais pessoas buscarem esse tipo de convivência pacífica, onde, apesar das diferenças, o respeito mútuo prevalece.