Imagina a cena: um objeto de 500 kg e 2 metros de diâmetro caindo do céu bem em cima de você. O que você faria? Aposto que a primeira coisa que viria na sua cabeça seria: “O fim do mundo tá chegando, né?” Foi exatamente isso que pensaram os moradores de uma vila no Quênia quando, do nada, um anel metálico misterioso caiu no chão, bem ali perto.
Isso aconteceu no dia 30 de dezembro, na vila de Mukuku, que fica no condado de Makueni, pertinho da capital Nairóbi. Só que o pessoal da agência espacial do Quênia, a KSA, foi se dar conta do que era aquele objeto estranho só na sexta-feira, dia 3 de janeiro. Eles até fizeram questão de tranquilizar a galera, dizendo que era só um pedaço de um foguete, possivelmente uma parte que se soltou de um estágio de separação de alguma missão espacial. Segundo eles, não tem motivo pra pânico, porque essas coisas são raras de acontecer.
O negócio é que o impacto foi tão forte que o pessoal da vila ficou sem saber o que pensar. Um dos moradores chegou a dizer que ouviu um estrondo como se fosse uma explosão. E, na hora, ficou em choque, perguntando se o mundo realmente estava acabando naquele momento. Imagina só o susto!
A boa notícia é que, graças à localização do impacto, o anel metálico caiu numa área bem isolada, sem causar feridos nem prejuízos materiais. A KSA até explicou que, normalmente, esses pedaços de foguetes queimam ao entrar na atmosfera, e é bem difícil que cheguem inteiros até a Terra. Então, no fim das contas, foi um grande susto, mas que não trouxe grandes danos.
A explicação da KSA foi que, apesar do susto, não tem porque as pessoas se preocuparem. Eles disseram que, no caso, o que aconteceu foi só um acidente raro, porque eventos como esse são bem incomuns. A verdade é que até eles mesmos ficaram surpresos com o que aconteceu, porque essas partes dos foguetes, quando caem, geralmente já estão queimadas ou fragmentadas, não caem tão inteiras assim.
Quem tava na vila naquele dia se lembra bem da cena. A galera que estava por lá ficou perplexa e comentando entre si sobre o que poderia ser aquilo. Se o impacto tivesse acontecido em uma área mais movimentada, as coisas poderiam ter sido mais sérias. Mas, por sorte, isso não aconteceu. Mesmo assim, a dúvida ficou no ar. Será que não foi uma visita de fora, tipo uma nave alienígena? Muita gente ficou com essa dúvida na cabeça, e quem sabe até começou a imaginar outras possibilidades, tipo se o espaço realmente tava tentando mandar uma mensagem.
Além disso, a gente sabe que situações como essas, com quedas de objetos misteriosos, são super raras. E o pessoal do Quênia, que não está acostumado com esses tipos de incidentes, com certeza deve ter ficado de cabelo em pé com aquele barulho e o impacto no chão. Esse tipo de história é do tipo que a gente conta pra todo mundo quando algo inusitado acontece, né? “Ah, sabia? Caiu um pedaço de foguete na minha cidade!”.
No fim das contas, o que importa é que, apesar do susto, não houve grandes consequências. A ciência, agora, vai investigar o que aconteceu de fato, e o povo de Mukuku vai poder seguir com a vida normalmente, mas, com certeza, essa história vai ficar na memória deles por muito tempo. E quem sabe, daqui a uns anos, eles não contem para os filhos e netos sobre o dia que o céu quase caiu na cabeça deles.