Sobe para 11 o número de pessoas que perderam a vida após fortes chuvas em MG, dizem Bombeiros

A chuva forte que caiu em Ipatinga, no interior de Minas Gerais, na madrugada do domingo, 12, pegou todo mundo de surpresa. A cidade, que já está acostumada com temporais, viu o impacto da tempestade ser muito maior do que o esperado. De acordo com os Bombeiros, o número de mortos chegou a 10, com mais uma vítima em Santana do Paraíso, o que totaliza 11 pessoas que perderam a vida por causa da chuva.

Duas crianças estão entre as vítimas fatais, sendo uma delas um menino de apenas 8 anos. Ele estava em uma das casas que desabaram e foi encontrado na manhã desta segunda-feira, 13. Em outro deslizamento de terra, cinco pessoas ficaram soterradas e, infelizmente, a tragédia afetou muitas famílias. A situação está bem complicada.

Além disso, cerca de 150 pessoas ficaram desalojadas, sem ter onde morar, e estão sendo abrigadas em escolas nos bairros mais afetados de Ipatinga. O prefeito da cidade, Gustavo Morais Nunes, declarou que essas pessoas serão transferidas para o estádio municipal João Lamego Netto, que é o “Ipatingão”, onde a prefeitura está organizando abrigos temporários.

A coisa ficou tão grave que o prefeito teve que declarar situação de emergência, o que vai durar 180 dias. Isso vai permitir que a prefeitura tome ações mais rápidas, como entrar nas casas para ajudar quem precisar. Eles também vão poder fazer todo o tipo de ação administrativa e assistencial para tentar aliviar o sofrimento da população.

Nas redes sociais, várias imagens começaram a circular mostrando casas completamente destruídas em muitos bairros da cidade. O Corpo de Bombeiros informou que houve 58 chamadas de emergência relacionadas ao temporal, sendo a maioria para desabamentos e vistoria em áreas que oferecem risco. É triste ver tanto estrago, e quem mora nessas regiões está vivendo um verdadeiro pesadelo.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se pronunciou dizendo que vai visitar a cidade ainda nesta segunda-feira. Ele até conversou com o prefeito de Ipatinga e afirmou que o estado está pronto para ajudar da melhor forma possível. Fica claro que, nesse momento, a união entre a população local e as autoridades estaduais e municipais será essencial para lidar com os danos e ajudar as famílias a se reerguerem.

Eu acho que esse tipo de desastre é algo que ninguém está realmente preparado para enfrentar. Não dá para prever a força da natureza, e o que é mais triste é que são vidas que se perdem no meio de um evento que poderia ter sido evitado com mais infraestrutura. Mas, agora, o que a gente pode fazer é se unir, ajudar quem precisa e fazer com que a cidade se recupere o mais rápido possível.

Acho que esse é um exemplo de como o clima pode ser implacável e como, muitas vezes, as cidades do interior do Brasil ficam vulneráveis a desastres dessa magnitude. Vamos torcer para que o povo de Ipatinga consiga superar esse momento difícil e que as autoridades ajam rápido para dar suporte. Com todo esse apoio, talvez, a cidade consiga se reerguer mais forte.



Recomendamos