O cantor Zé Felipe se revoltou nas redes sociais nesta terça-feira, 14 de janeiro, ao compartilhar uma situação bem polêmica que envolvia sua esposa, a influenciadora Virginia Fonseca. Nos stories do Instagram, Zé Felipe desabafou sobre um vídeo que foi criado usando inteligência artificial, no qual a imagem de Virginia foi inserida de forma indevida.
“Mano, olha isso aqui… Pegaram uma IA, colocaram a cara da Virginia num vídeo de outra mulher, no corpo de outra mulher, fazendo coisa que não tem nada a ver”, contou o cantor, visivelmente indignado com a situação. Ele ainda explicou que, no tal vídeo, a influenciadora estava fazendo movimentos que, segundo ele, não tinham nada a ver com a sua imagem.
O desabafo não parou por aí, não. Zé Felipe, que não costuma esconder seus sentimentos, seguiu o ataque e fez uma provocação bem pesada para quem estava por trás da criação do vídeo. “Porque o cara que faz esse tipo de coisa não coloca a cara da mãe dele, né? Só sabe fazer coisa feia com a imagem dos outros!”, disse ele, em um claro tom de indignação.
Essa situação toda, claro, gerou muita repercussão, já que o cantor está sempre muito ativo nas redes sociais e, por ser uma figura pública, seus seguidores não demoraram a comentar e a apoiar o casal. Não é a primeira vez que Zé Felipe se envolve em polêmicas, mas essa história tomou uma proporção maior, porque envolve a esposa e o uso da imagem dela sem consentimento.
Antes de começar o desabafo, Zé Felipe estava respondendo algumas perguntas de fãs e, nesse momento, aproveitou para compartilhar uma foto fofíssima do seu filho mais novo, José Leonardo. O garotinho apareceu dormindo no sofá da casa da família, um momento fofo e que, de certa forma, contrastou com a revolta do cantor nos stories. E claro, para quem não sabe, além de José, o casal tem duas filhas, a Maria Alice e a Maria Flor, que também são presença constante nas redes sociais do casal.
Esse tipo de situação, envolvendo o uso de inteligência artificial para criar vídeos falsos, tem gerado bastante polêmica nos últimos tempos, com outras figuras públicas também sendo vítimas desse tipo de “montagem”. O mais estranho é que a tecnologia vem avançando tanto, que hoje em dia fica cada vez mais difícil saber o que é real e o que é manipulado, e isso acaba gerando um grande desconforto para quem tem a imagem usada sem permissão. É como se, com a ajuda da tecnologia, qualquer um pudesse criar uma realidade paralela e distorcer o que as pessoas realmente são. E isso, claro, traz prejuízos não só para quem é exposto de forma errada, mas também para quem assiste e acredita que aquilo é verdade.
O caso de Zé Felipe e Virginia Fonseca é apenas mais um exemplo de como a privacidade e a imagem das pessoas estão sendo cada vez mais ameaçadas por essas novas ferramentas tecnológicas. E, por mais que os dois sejam figuras públicas e tenham uma vida muito exposta nas redes sociais, não dá para aceitar que qualquer pessoa use sua imagem de forma irresponsável e sem o mínimo de respeito.
Enfim, é sempre bom lembrar que a internet tem seus lados positivos e negativos, e que todos nós devemos ter muito cuidado com o que postamos, o que compartilhamos e com quem confiamos. Afinal, no fim das contas, ninguém quer ser manipulado ou ter sua imagem usada de forma errada, né?