Motorista de ônibus chora ao contar sobre queda de avião que atingiu o veículo em SP

Na manhã dessa sexta-feira (7), a Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, foi palco de um acidente de cair o queixo. Um avião caiu em cima de um ônibus da viação Santa Brígida, e o motorista, totalmente sem saber como lidar com a situação, desabou em lágrimas enquanto tentava explicar o que havia acontecido.

O cara estava transtornado. Uma mulher, que estava esperando o ônibus no ponto, abordou o motorista e ele, sem palavras, só conseguia chorar. Quando finalmente conseguiu falar, ele apenas disse: “Não sei o que aconteceu, só sei que salvei todo mundo”. O homem não tinha nem como entender o que estava rolando ali, imagina quem tava dentro do ônibus.

O Rafael Mendes da Silva, que estava no ônibus no momento do impacto, também falou sobre o que viu. Ele disse que, por volta das 7h18, tudo estava tranquilo até que de repente escutaram um barulho forte. O motorista tentou frear, mas o ônibus não parava. E aí, começou a pegar fogo. “Nós ‘olhou’ pra trás e viu o avião batendo nos vidros e estourando tudo. O motorista entrou em desespero”, contou o passageiro. O pânico tomou conta de todo mundo, e eles começaram a tentar abrir as portas, mas estavam travadas. A confusão foi grande. “Aí, começamos a quebrar os vidros, desesperados, um ajudando o outro. Uma mulher ficou desmaiada lá dentro. Nós arrancamos a porta do ônibus pra ajudar ela… A gente pulava e se deitava no chão, pra não pegar em ninguém”, explicou Rafael, descrevendo o momento da explosão. Ele também falou que o ônibus começou a explodir do nada, como se a situação não fosse já desesperadora o suficiente.

Embora tenha se machucado na perna, Rafael disse que estava bem, mas a angústia dele e de todos ali era visível. A cena era assustadora e a correria, fora de controle.

No vídeo que foi transmitido pela TV Globo, é possível ver o exato momento em que o avião de pequeno porte explode depois de cair na avenida. A filmagem mostra o trânsito de uma manhã normal de sexta-feira até que, de repente, a explosão no alto da tela chama a atenção. O avião se chocou com o ônibus, que foi atingido diretamente no meio da avenida.

Pelo menos duas pessoas morreram na tragédia: o piloto e um passageiro do avião. A aeronave tinha capacidade para oito pessoas, mas, até o momento, não há confirmação sobre outras vítimas. O impacto foi devastador, mas é um alívio saber que não mais pessoas morreram naquele momento.

Os bombeiros que chegaram ao local do acidente deram atendimento imediato ao motorista do ônibus e a outras duas pessoas: uma passageira que bateu a cabeça e o motociclista que passava por ali no momento da queda e foi atingido por uma peça do avião.

Um cenário de caos e um milagre de sobrevivência. Quem estava naquele ônibus jamais vai esquecer o que aconteceu. E todos, sem dúvida, devem agradecer a sorte por terem escapado com vida.