Após imbróglio, Globo pode ser obrigada a recontratar Rodrigo Bocardi? Entenda

A demissão do Rodrigo Bocardi continua dando o que falar, especialmente agora que a Globo pode ser obrigada a recontratá-lo, o que acabou gerando ainda mais polêmica. O jornalista entrou com um processo contra a emissora, alegando que a demissão por justa causa pode ser revertida. Pra quem não sabe, a Globo mandou o Bocardi embora no final de janeiro, dizendo que ele tinha descumprido algumas “normas éticas” da empresa.

De acordo com a especialista Carolina Lemos, que explicou tudo direitinho na coluna da Fabia Oliveira, o Bocardi tem chance de voltar para a Globo se o juiz achar que a demissão não foi justa. Porém, esse processo pode demorar um pouco, e vai depender muito de como a defesa dele for feita. Então, pode ser que o apresentador volte, mas também pode ser que não. Tudo vai depender da análise do caso.

É bom lembrar também que a recontratação do Bocardi não é algo certo, ainda. A situação está meio indefinida e tudo pode acabar sendo resolvido de uma maneira que seja boa para ambas as partes. Quem sabe os advogados não chegam num acordo e resolvem o problema de uma vez, né?

Agora, tem um ponto que fica no ar: Bocardi trabalhou na Globo por 25 anos, mas não se sabe exatamente qual era o tipo de contrato dele. Isso significa que a reversão da demissão não significa necessariamente que ele será recontratado de imediato. Vai depender de uma série de fatores, como os direitos que o jornalista tem e se ele estava ou não protegido pela CLT, que é a Consolidação das Leis do Trabalho. Se ele for um empregado da emissora com carteira assinada, pode ter mais chances de conseguir um acordo favorável. Se o contrato era de outra natureza, aí a coisa muda de figura.

Em relação ao motivo da demissão, o que se sabe até agora é que a Globo alegou uma denúncia feita pelo Bocardi ao setor de compliance da empresa. Ele teria se envolvido com a realização de reportagens e até com a contratação de gente de fora para ajudar na gestão de crises, algo que, pelo visto, não foi aprovado pela emissora. Além disso, a Globo teria ficado sabendo que o Bocardi estava dando uma forcinha para prefeituras e políticos sem avisar a empresa, o que não caiu nada bem.

Mas, olha, o caso está bem em aberto ainda e é importante entender que todo esse processo vai levar um tempo. Não é como se fosse algo simples de resolver, e o Bocardi tem toda a razão de buscar seus direitos, claro. O que a gente pode tirar disso tudo é que, por mais que a demissão tenha sido dada como certa pela Globo, há várias questões que precisam ser esclarecidas e que podem fazer com que o jornalista retorne ao seu antigo posto. Agora é torcer para que tudo seja resolvido da melhor forma, tanto para ele quanto para a emissora.

Se você está acompanhando esse caso, com certeza ainda vai ouvir falar muito sobre isso nos próximos meses, porque esse tipo de polêmica não desaparece rápido, né? E a Globo, querendo ou não, sempre acaba sendo um dos maiores alvos quando algo assim acontece com seus funcionários. Vamos ver o que vai acontecer…