Eclipse da Lua de Sangue poderá ser visto no Brasil, entenda

Tá quase chegando um show no céu que vai deixar muita gente de boca aberta. No dia 14 de março, vai acontecer o primeiro eclipse da Lua de Sangue do ano, e vai ser possível ver esse espetáculo aqui no Brasil também. É um daqueles fenômenos astronômicos que todo mundo que curte o céu espera ansiosamente, e o melhor: dá pra assistir de graça, a olho nu!

A fase total do eclipse vai começar lá pelas 3h25 (horário de Brasília), quando a Terra vai se colocar entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural. Esse momento vai durar uns 5 minutinhos, mas é o suficiente pra dar aquela mudança radical na luz e na cor da Lua, que vai ficar com aquele tom avermelhado que é a grande marca desse tipo de eclipse.

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, confirmou que o fenômeno vai ser visível na madrugada do dia 14 em várias regiões do mundo, incluindo o Pacífico, as Américas, Europa Ocidental e África Ocidental. Ou seja, é praticamente um evento global!

Pra quem estiver no Chile, o Centro de Astronomia da Universidade de Antofagasta informou que o eclipse vai ter dois momentos bem marcantes:

  • A Lua vai entrar na penumbra, que é a fase de sombra parcial, às 23h57 do dia 13 de março (quinta-feira).
  • Já o ápice do eclipse total, aquele momento em que a Lua vai ficar totalmente coberta pela sombra da Terra, vai rolar às 2h59 de sexta-feira, dia 14 de março.

E no Brasil, o espetáculo vai ser visto a olho nu também, principalmente em lugares mais afastados da poluição e daquelas luzes artificiais das cidades. Se você estiver em um lugar bem tranquilo e com um céu limpinho, vai conseguir ver tudo com muita clareza. Agora, se você é daqueles que ama tirar fotos e curtir cada detalhe, dá pra usar binóculos ou até um telescópio pequeno pra enxergar melhor. E a galera de outros países das Américas, como Argentina e Chile, também vai poder curtir o evento de forma total.

Uma dica boa pra quem quiser acompanhar o eclipse em tempo real é usar aplicativos de astronomia ou até mesmo transmissões ao vivo feitas por observatórios, que sempre mostram tudo certinho e com uma visão bem bacana.

No dia 14 de março, o pico do eclipse vai rolar entre 3h26 e 4h31 da manhã. Nesse período, a Lua vai estar completamente coberta pela sombra da Terra, ganhando aquela cor avermelhada que faz todo mundo ficar de boca aberta. Depois, a fase parcial vai acontecer entre 4h31 e 5h47, e por fim, a penumbra vai durar até as 7h da manhã.

E se você nunca ouviu falar, o tal do “eclipse lunar” é o momento em que a Lua ganha essa cor vermelha, um efeito que chamam de “Lua de Sangue”. Isso acontece porque a luz do Sol passa pela atmosfera da Terra e é refratada, o que faz ela iluminar a Lua de uma maneira única. Esse efeito é uma das coisas mais impressionantes de se ver no céu.

E a melhor parte é que, diferente dos eclipses solares, os lunares são super tranquilos de observar. Não precisa de equipamento especial pra proteger os olhos, então é só olhar pro céu e aproveitar. Claro, se você quiser algo mais detalhado, binóculos e câmeras com boas configurações podem deixar a experiência ainda mais incrível.

Então, já marca na agenda: dia 14 de março, madrugada, é o momento de parar tudo, olhar pro céu e se impressionar com a beleza da Lua de Sangue!