Uma frente fria que vai chegar ao Brasil no fim de semana promete finalmente dar um alívio para a onda de calor que tem castigado o país desde o fim de fevereiro.
Segundo a Climatempo, a frente fria vai trazer um pouco de refresco para as regiões que enfrentam o calor intenso, com chances de chuva e uma queda nas temperaturas. A Defesa Civil de São Paulo até soltou um alerta avisando que a chegada dessa frente fria pode causar chuvas fortes, quedas de raios e rajadas de vento de até 80 km/h em várias regiões.
A previsão é que a frente fria comece a atuar no Sul, ainda na noite de sábado (8), começando pelo Rio Grande do Sul. Ela vai avançando pelo Brasil durante o fim de semana e deve alcançar o Sudeste na segunda-feira (10).
O meteorologista Luengo, da Climatempo, explicou que no sábado, por exemplo, pode até ter alguns temporais isolados no sul do Rio Grande do Sul, mas o dia será bem quente, já que a chuva vai chegar mais pro fim da tarde. No domingo (9), o tempo vai piorar em toda a região Sul, com fortes temporais em todos os três estados da região.
Em São Paulo, a frente fria deve chegar entre a madrugada de domingo e a segunda-feira, e as áreas mais afetadas por chuvas fortes são a capital paulista, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e algumas cidades do interior, como Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília.
Falando sobre a onda de calor, ela deve continuar até domingo. Isso acontece porque a frente fria precisa percorrer mais algumas áreas para conseguir quebrar o bloqueio atmosférico, que tem causado essa sequência de dias de calor intenso.
Esses bloqueios atmosféricos são fenômenos que criam sistemas de alta pressão na atmosfera, fazendo com que o ar quente fique preso e não consiga subir para formar nuvens de chuva. Por causa disso, as temperaturas sobem, e as frentes frias têm dificuldade de avançar pelo interior do Brasil.
Essa quinta onda de calor do ano está afetando grande parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e de acordo com a Climatempo, as temperaturas estão cerca de 5 a 7°C acima da média em vários estados, como Mato Grosso do Sul e São Paulo.
No fim de semana, o calor vai continuar forte no Sudeste, principalmente no domingo (9), mas a chuva só deve chegar na segunda-feira (10). A previsão é de que a capital paulista, por exemplo, possa ter o dia mais quente do ano no domingo. Até um novo recorde de temperatura pode ser batido por conta do chamado “efeito pré-frontal”.
Esse efeito ocorre quando a frente fria se aproxima e, antes dela, o ar quente é empurrado para cima, o que acaba causando uma compressão do ar e fazendo os termômetros subirem.
No Centro-Oeste, os próximos dias também vão ser quentes, mas a chuva pode começar já no domingo à noite, com destaque para Mato Grosso do Sul, onde a frente fria vai causar chuvas fortes.
Ou seja, quem está sofrendo com esse calor escaldante já pode começar a se preparar para um alívio nos próximos dias, mas, ao mesmo tempo, tem que ficar atento às condições meteorológicas, porque a chegada da frente fria pode trazer ventos fortes e chuvas pesadas.
