A Globo decidiu não falar mais sobre o caso Vitória, que gerou muita confusão e desconforto na produção do programa Encontro com Patrícia Poeta. O motivo de sumir com o assunto, mesmo depois da confissão do crime por Maicol Sales dos Santos, foi tentar abafar uma situação bem polêmica que aconteceu semanas atrás.
Quando o caso foi divulgado, o Encontro estava tratando o assunto com bastante destaque, mas, quando a confissão de Maicol foi feita, a atração simplesmente ignorou o fato. A decisão, segundo o site NaTelinha, veio da direção da Globo, que preferiu se distanciar de toda a polêmica. O foco foi proteger a apresentadora Patrícia Poeta e também evitar mais problemas com o programa. A Globo viu que, no dia 7 de março, a entrevista que Poeta fez com o pai da vítima acabou saindo completamente errada e gerou uma repercussão negativa, já que a informação dada ao vivo estava equivocada.
Logo depois, a emissora deu uma ordem clara: Patrícia não poderia pedir desculpas, seja no ar ou nas suas redes sociais, pela entrevista com o pai da Vitória. A ideia da direção foi deixar a situação “esfriar” e tentar fazer com que as pessoas esquecessem o ocorrido.
A coisa toda ficou ainda mais delicada quando a Globo decidiu não retomar o assunto em outros programas, por medo de que novas críticas surgissem. Isso deixou o Encontro sem muita opção de como abordar as notícias do dia. Então, para evitar que a polêmica voltasse, o programa continuou falando sobre temas policiais, mas sem mencionar o caso Vitória.
Como a atração estava evitando falar sobre o caso, os números de audiência acabaram sofrendo. No dia 18 de março, por exemplo, o Hoje em Dia da Record, que estava explorando o caso Vitória o tempo todo, venceu o Encontro na disputa pela audiência. O programa da Record registrou 5,9 pontos, enquanto o Encontro ficou com 5,8 pontos, quando estavam no ar ao mesmo tempo. Isso mostra como a decisão de não abordar mais o caso afetou os números do programa da Globo, que perdeu a liderança para a Record.
Para entender o que aconteceu, vale a pena relembrar a polêmica. No dia 7 de março, Patrícia Poeta teve uma entrevista ao vivo com o pai de Vitória. Durante a conversa, ela informou que a polícia já tinha solucionado o caso e apontado o ex-namorado da vítima e o atual namorado dele como os responsáveis pelo assassinato. Ela ainda deu detalhes sobre os supostos envolvidos e mencionou que os três estariam se escondendo numa área de mata. O pai de Vitória ficou surpreso com essa informação, pois não sabia de nada disso.
Só que o que Patrícia disse estava completamente errado. No dia 18 de março, a Polícia Civil revelou que o verdadeiro culpado era Maicol Sales dos Santos, o único detido no caso, e que ele confessou ter matado Vitória. Maicol alegou que matou a jovem de 17 anos por vingança, pois ela não correspondia aos seus sentimentos. A vítima havia desaparecido no final de fevereiro e seu corpo foi encontrado em 5 de março, em Cajamar, São Paulo. Maicol foi preso e, em 17 de março, ele confessou o crime à polícia.
Enfim, tudo isso gerou uma grande bagunça para a Globo e para o Encontro. Eles tentaram abafar a situação, mas, no fim das contas, o caso acabou mexendo com a audiência do programa e também com a imagem da emissora. Mesmo com a confissão de Maicol, a Globo parece estar tentando seguir em frente, esperando que a polêmica se acabe com o tempo.