Ana Furtado admite vergonha durante câncer

Ana Furtado revela constrangimento durante sua luta contra o câncer: “Recorri extensivamente a próteses”. A apresentadora compartilhou sua experiência no tratamento do câncer de mama que enfrentou em 2018 durante sua participação no programa “Mais Você” de Ana Maria Braga, nesta quarta-feira (4).

Ana Furtado superou o câncer de mama e foi convidada para participar do programa “Mais Você” de Ana Maria Braga, onde compartilhou sua jornada de tratamento e conscientização sobre a doença. Durante o programa, a apresentadora revelou pela primeira vez que optou por usar perucas ao ver imagens de sua aparição no programa oito meses após iniciar o tratamento em 2018. Temendo ser criticada por vaidade, a esposa de Boninho fingiu que aquele era seu cabelo natural.

“Você estava usando uma peruca, não estava?” – lembrou Ana Maria, que foi vizinha de porta de Ana no Rio de Janeiro e uma das primeiras a saber sobre a doença da apresentadora.

“Estou compartilhando isso em rede nacional. Durante o meu tratamento, usei extensivamente próteses capilares, e tinha receio de admitir isso. Inicialmente, tive receio de falar sobre o câncer”, confessou. “Nós, mulheres, enfrentamos desafios significativos, sempre precisamos provar nossa competência e valor, muitas vezes sob pressão, e somos submetidas a padrões muito elevados”, completou a ex-colaboradora da Globo.

E acrescentou: “De repente, eu me vi rotulada como uma mulher com câncer, e minha vaidade foi abalada dessa maneira. Eu estava sem palavras. Eu não concordei com isso, eu estava com medo. Mas hoje, não tenho mais medo, porque o câncer veio como um professor”, admitiu.

Ana Furtado compartilhou em suas redes sociais o momento em que tomou o último medicamento que fazia parte de seu tratamento, cinco anos após o diagnóstico da doença. A apresentadora é embaixadora e faz parte do conselho do Instituto Protea, que oferece tratamento completo para mulheres de baixa renda com câncer de mama. Todos os recursos arrecadados com a venda do livro “Até Nunca Mais,” escrito pela jornalista, serão direcionados para o instituto, que opera em São Paulo e Salvador.

Na semana passada, ela compartilhou em suas redes sociais que estava prestes a tomar o penúltimo comprimido do seu tratamento. “Hoje foi o penúltimo dia do tamoxifeno. Quase cinco anos se passaram desde o início deste protocolo pós-diagnóstico de câncer de mama. Amanhã, ele se encerra. Quero compartilhar isso com todos vocês, destacando que minha fé e coragem nunca me faltaram, e que tudo passa”, anunciou a apresentadora na sexta-feira (29).

Ana Furtado enfrentou uma cirurgia para a remoção de um tumor na mama em abril de 2018, e somente revelou que estava passando por tratamento contra o câncer mais de um mês depois, em maio. A apresentadora identificou a doença em um estágio inicial e optou por manter discrição para evitar que as informações sobre sua saúde fossem divulgadas de imediato. Recentemente, ela lançou um livro no qual compartilha sua jornada na batalha contra o câncer.

Fernando Maluf ressaltou os resultados de uma pesquisa envolvendo 130 mil pacientes com câncer, que demonstrou que a probabilidade de mortalidade para indivíduos com câncer de mama é 40% maior quando estão no sistema público de saúde, em comparação com aqueles que possuem um plano de saúde de qualidade.