Na madrugada desta terça-feira (28), lamentavelmente perdemos Luan Henrique Abreu Andrade, um talentoso designer gráfico que era também um filho, amigo e irmão extremamente bem-humorado. Com apenas 30 anos, Luan conquistou reconhecimento nas redes sociais ao compartilhar sua batalha contra o câncer de forma inspiradora, sempre mantendo sua alegria contagiante. Ele nos deixou uma carta aberta, repleta de humor, endereçada à sua amada família e amigos, onde incluiu um pedido especial para seu velório.
Desde 2019, Luan enfrentava uma batalha contra o “Sarcoma Sinovial”, uma forma rara de tumor que se desenvolveu em seu joelho e se espalhou para o pulmão. No ano seguinte, em 2020, Luan compartilhou sua experiência com sinceridade, revelando a felicidade que sentia ao ultrapassar a primeira etapa de seu tratamento: os seis ciclos iniciais de quimioterapia.
Luan teve o privilégio de receber uma homenagem especial do Hospital de Câncer Alfredo Abrão através de uma exposição de arte ao ar livre na Rua Maracaju. Essa iniciativa faz parte do projeto intitulado “Olhares Protagonistas”, concebido pelo talentoso artista Leonardo Mareco, cujo objetivo é preencher espaços vazios com arte e prestar homenagem a indivíduos que realmente fazem a diferença em Campo Grande. Luan foi um desses indivíduos.
Antes de sua partida, Luan decidiu redigir uma carta no aplicativo de bloco de notas em seu celular, acessível apenas por uma de suas irmãs. Ele fez um pedido especial para que, caso algo acontecesse, ela publicasse a mensagem. Na manhã de hoje, a irmã Thaiz Andrade compartilhou o texto, o qual rapidamente se tornou viral e recebeu uma enxurrada de mensagens de pessoas emocionadas com as palavras inspiradoras do designer.
Luan expressou sua profunda gratidão à sua família, amigos e equipe médica e de enfermagem que o acompanharam durante seu tratamento. Ele enfatizou seu amor pela vida e sua habilidade de viver de forma feliz. Ele desejava que todos se orgulhassem, dançassem e brindassem em seu nome, prometendo encontrar uma maneira de estar presente com eles.
Esta é a carta de Luan
Bom, tenho boas e más notícias. As más é que, aparentemente, eu papoquei. As boas: se você está lendo isto, é porque você definitivamente não papocou (a não ser que eles tenham Wi-Fi na outra vida). Deixei a missão mais difícil para minha pequena, a de postar isso aqui.
Bom, eu não podia imaginar as coisas que me aconteceriam, por isso sempre aproveitei o máximo, se tem uma coisa que aprendi com meus pais foi, apesar dos nossos problemas erga a cabeça, coloque um sorriso no rosto, bola pra frente, não dá nada não! E por falar em meus pais, que mãe e que pai eu tenho, minha mãe é a mulher mais incrível que eu conheço a que eu mais amo nesse mundo, sempre presente, nunca me abandonou, mulher que batalha, que pensa mais nos filhos do que em si mesma, sei que está sofrendo, mas, erga a cabeça, vai fazer sua caminhada e bola pra frente, te amo Mãe.
Pai, o cara mais foda desse brasil, até hoje entra no meu quarto me da um beijinho e fala que me ama, fico parecendo um guri de 12 anos. E como isso é bom, vocês não estão entendendo (apesar de eu ficar bravo porque me acorda). Eu te amo muito e serei eternamente grato por tudo que fez por mim!
Minhas irmãs, obrigado pelos “poucos” sobrinhos lindos que tive oportunidade de conhecer e amar um por um. Thaiz, maneira na bebida e para de brigar na rua. Ingrid tampa o priquito. Amo vocês, cuidem dos nossos pais e,por favor, não pensem em mim com pena ou tristeza, sorriam, sabendo que a gente passou um bom tempo juntos e que foi incrível. Eu odeio fazer pessoas tristes. Mais do que qualquer outra coisa, eu amo fazer as pessoas rirem e sorrirem, então por favor, ao invés de pensar no final da minha história, ria das memórias e do que a gente fez junto.
Bom, dizer adeus custa muito, mas não existe vida sem despedida. Tudo faz parte, por isso o melhor é aproveitar cada momento sem pensar no depois e como eu aproveitei, afinal “a gente só se vive uma vez”. É meus amigos, estou partindo, deixo aqui um eu te amo para todas as pessoas que passaram por minha história, obrigado por tudo meus amigos e minha família, amo vocês.
Muito obrigado a todos meus médicos e enfermeiras que cuidaram tão bem de mim. Eu não duvido que essa minha equipe me deu tudo o que podia. Do fundo do meu coração, eu desejo a todos vocês longas e saudáveis vidas e espero que vocês possam sentir a mesma gratidão que senti pelo presente que é cada dia. E minha galera que for no meu funeral, por favor levem catuaba, um combo de kit loucura e acabem com ele, me deixem orgulhoso, dancem e bebam por mim, eu arrumarei um jeito de estar lá com vocês. Beijo meus amores!