Atentado em Universidade deixa 15 mortos e dezenas de feridos; atirador foi ‘eliminado’

A mídia internacional tem divulgado um ataque ocorrido em Praga, na República Tcheca. Conforme confirmado pelas autoridades, 14 vítimas fatais foram registradas.

O incidente teve lugar no centro da cidade, uma área sempre frequentada por milhares de turistas. Além das 14 vítimas fatais, os veículos de comunicação locais informaram que pelo menos 25 pessoas ficaram feridas. O atirador, de acordo com as autoridades, foi neutralizado.

As informações mais recentes ainda não determinam se o atirador cometeu suicídio ou foi neutralizado pelas forças policiais. O ataque ocorreu na Faculdade de Artes da Universidade de Charles.

Apesar das preocupações levantadas no âmbito internacional, suspeitando de possíveis ligações do crime com o terrorismo internacional, as autoridades locais ainda não confirmam essa hipótese.

Segundo os relatórios iniciais da polícia, não há evidências de que o ataque esteja relacionado ao terrorismo internacional. O prefeito da cidade expressou pesar pelo episódio através das redes sociais.

“Costumávamos acreditar que esse tipo de incidente [tiroteios em massa] não nos afetaria. Agora, infelizmente, percebemos que nosso mundo também está passando por mudanças, e o problema dos atiradores está se manifestando aqui também”, escreveu Bohuslav Svoboda.

Normalmente, o país não é associado a crimes envolvendo terrorismo, os quais, em geral, são relativamente incomuns. No entanto, este não é o primeiro incidente de grande magnitude registrado. Em 2019, seis pessoas foram mortas na recepção de um hospital antes do atirador tirar a própria vida.