O papa Francisco foi submetido a uma cirurgia intestinal em um hospital em Roma. O Vaticano emitiu um comunicado nesta quarta-feira (7) sobre o procedimento cirúrgico realizado no papa, informando que a operação foi necessária devido a um problema de saúde enfrentado por Francisco.
O papa passou por uma cirurgia para tratar uma laparocele, um tipo de hérnia que geralmente se forma em torno de uma cicatriz. Esse problema de saúde pode ser causado por idade avançada, obesidade ou enfraquecimento dos músculos. A cirurgia do papa Francisco durou três horas e foi realizada no Hospital Gemelli, em Roma. Espera-se que ele permaneça internado por mais alguns dias.
Jorge Mario Bergoglio, conhecido como Papa Francisco, nasceu em 17 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires, Argentina. Em 13 de março de 2013, ele foi eleito como o 266º Papa da Igreja Católica, sucedendo ao Papa Bento XVI, que havia renunciado. O Papa Francisco é notável por ser o primeiro Papa latino-americano e o primeiro Papa pertencente à ordem jesuíta.
Antes de se tornar Papa, a trajetória do Papa Francisco foi marcada por seu trabalho pastoral na Argentina. Ele ingressou na Companhia de Jesus, uma ordem religiosa católica também conhecida como jesuítas, em 1958. Bergoglio estudou filosofia e teologia, sendo ordenado sacerdote em 1969. Posteriormente, obteve um doutorado em teologia. Em 1992, Bergoglio se tornou bispo auxiliar em Buenos Aires e, seis anos depois, alcançou o cargo de arcebispo.
Após a renúncia do Papa Bento XVI em 2013, um conclave de cardeais se reuniu com o objetivo de escolher um novo Papa. Jorge Mario Bergoglio foi eleito e decidiu adotar o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis, reconhecido por seu compromisso com a pobreza e a simplicidade. Desde sua eleição como Papa, Francisco tem se destacado por suas posturas progressistas e sua abordagem pastoral.