Conheça os benefícios da água de coco para a saúde

Ah, quem é que não gosta de uma água de coco geladinha, né? Pode reparar: é só chegar num dia de calorzão que todo mundo já pensa nessa bebida. Além de ser super refrescante, ela ainda vem com um monte de benefícios que ajudam a gente a se sentir melhor. O pessoal que anda cuidando mais da saúde sabe bem do que eu tô falando. Hoje em dia, todo mundo quer se hidratar e se sentir bem, e a água de coco é perfeita pra isso, porque além de ser natural, ela é bem gostosinha.

Então, olha só: depois de um treino puxado, uma corrida ou até mesmo aquele joguinho de futebol com os amigos, a água de coco é uma opção top pra repor o que a gente perde no suor. Quem nunca chegou da academia ou da praia, meio acabado, e tomou um gole de água de coco? Dá até uma sensação de que tá recuperando as forças, né? Isso rola porque ela é cheia de eletrólitos, tipo o sódio e o potássio, que ajudam o corpo a se recuperar mais rápido. Isso evita aquela sensação chata de cãibra ou o músculo todo dolorido.

Os Nutrientes da Água de Coco que Fazem Bem Pro Corpo

Aí, tem uma nutricionista, Thais Lobo, que manja muito de nutrição esportiva e ainda é professora lá na Faculdade Anhanguera. Ela deu umas dicas legais sobre o que tem de bom na água de coco. Vou compartilhar aqui o que ela falou, que acho que vai interessar pra quem tá nessa vibe de cuidar da saúde:
• Potássio: Esse é o cara quando o assunto é contração muscular e o funcionamento do coração. Ou seja, ajuda a manter o coração batendo direitinho e os músculos funcionando na boa.
• Sódio: Esse é fundamental pra manter o equilíbrio de água no corpo e ajuda na transmissão de impulsos nervosos. Ou seja, pra você ficar ligado nas coisas e não desidratar.
• Magnésio, fósforo e cálcio: Esses aí são mais pra parte dos ossos e músculos. Então, se quer manter tudo funcionando bem, vale a pena incluir mais água de coco na dieta.

Mas ó, tem que pegar leve no consumo, hein!

Por mais que a água de coco seja essa maravilha toda, também não é pra sair tomando litros e mais litros dela, achando que não tem problema. A própria Thais Lobo alertou que, apesar de ser indicada pra geral, é sempre bom lembrar que tem que ser com moderação. Principalmente pra quem tem algum problema nos rins, porque, se exagerar, o potássio pode acabar fazendo mais mal do que bem.

Ela recomendou ali uma quantidade mais ou menos segura: uns 200 a 250 ml por dia já tá de bom tamanho pra trazer benefícios. Ou seja, aquele copinho que a gente toma na feira ou compra no mercado já é o suficiente pra ajudar na hidratação e na saúde em geral.

Minha Dica Pessoal?

Pra mim, nada melhor do que pegar uma água de coco direto do coco mesmo, sabe? Aquelas de caixinha são práticas, mas se você tiver a chance de abrir um coco fresquinho, o sabor é outra história! Fora que é uma experiência quase terapêutica ficar ali na praia, tomando sua água de coco enquanto vê o mar.

Enfim, é aquela coisa: tudo em excesso faz mal, então a ideia é usar o bom senso. Aproveitar o que a água de coco tem de bom, mas sem exagerar. Afinal, como diz aquele ditado, “nem tudo que é natural é inofensivo”. E aí, bora se refrescar com uma água de coco?