Coreógrafo pede exumação de corpo de Tim Maia para exame de DNA

O corpo do saudoso cantor Tim Maia tem a possibilidade ser exumado, quase 26 anos após sua morte. Isso porque uma solicitação de reconhecimento de paternidade, aberto na Justiça na segunda semana de outubro de 2021, ganhou novos desdobramentos nos últimos dias.

De acordo com o colunista Daniel Nascimento, do portal O Dia, as defesas do coreógrafo Rodrigo Rezende, que pretende comprovar ser filho do cantor, solicitaram que o teste de DNA fosse realizado com o material genético que já foi retirado do fêmur do cantor em outra oportunidade, no entanto, o único filho reconhecido do dono do hit “Gostava Tanto de Você”, Carmelo Maia, recusou-se a disponibilizar o material genético para o teste.

Quando entrou com a ação, Rodrigo Rezende disse ter quase a certeza de que era filho de Tim Maia, que veio a óbito no dia 15 de março de 1998, pois sua mãe, que também era dançarina, viveu um relacionamento amoroso com o músico: “Tenho elementos que me levam a crer que ele é o meu pai. Estou solicitando, mas o filho negou. Não existe ninguém querendo oportunidade. Se der positivo, ok, mas se der negativo, ok também”, declarou o dançarino na oportunidade.

O profissional de imprensa ainda teve acesso aos autos e acabou descobrindo que, além dos restos mortais, os advogados do coreógrafo solicitaram cópias dos arquivos digitais do Laboratório de Genética da UERJ para a realização da análise comparativa, que será realizada em um laboratório determinado em juízo.

A finalidade dos representantes seria evitar uma nova exumação. Vale ressaltar que no segundo semestre de 2012 uma outra ação para reconhecimento de paternidade do cantor foi realizada por Rafaela Soares Campos, contudo o resultado foi negativo. Todavia, o material armazenado na UERJ e confirmado pela UFRJ não se encontra disponível. Não se sabe julgar ao certo se o material não tem mais serventia para exame científico ou se foi “perdido” de alguma forma.

Treta judicial entre Leo Maia e Carmelo Maia
A Justiça de São Paulo condenou, em dezembro do ano passado, Leo Maia, que afirma ser filho do grande cantor da música brasileira, a liquidar uma indenização a Carmelo Maia, único herdeiro legítimo de Tim Maia que nos deixou em 1998. Não bastasse isso, o jovem ficou impossibilitado de realizar o Tim Maia For Kids.

Conforme com Rogério Gentile, do UOL, a quantia ainda será calculado. Isso porque Leo terá de pagar R$ 35 mil para cada espetáculo realizado desde 2019, além de R$ 10 mil por danos morais. “Ele levianamente se autoproclama filho de Tim Maia e está se apropriando indevidamente do seu nome, da sua imagem e de suas obras”, declarou Carmelo, na Justiça.

Carmelo entou na Justiça em 2019 contra o meio-irmão em 2019. De acordo com ele, Leo fazia uso, sem sua permissão, o nome do Tim Maia para ter fama e prestígio para obter retornos financeiros. Os dois são filhos de Maria de Jesus Gomes da Silva, a Geisa. No entanto, apenas o autor da ação é filho de Tim Maia e é quem possui direitos patrimoniais sobre a sua obra.