De acordo com informações repassada pela imprensa espanhola, o ex-jogador de futebol brasileiro, Daniel Alves foi convocado para comparecer em tribunal na próxima quinta-feira, 22. O ex-lateral direito do São Paulo e da Seleção brasileira, que aguarda sua sentença, pode receber o resultado do julgamento após ser acusado de importunação contra uma jovem em uma boate em dezembro de 2022.
Conforme noticiado pelo jornal catalão La Vanguardia, que acompanhou de perto o julgamento em um tribunal de Barcelona, na Espanha, o ex-atleta e sua equipe jurídica teriam sido convocados pela juíza. Além deles, a promotora do caso e a defesa da denunciante também teriam recebido a ordem de comparecer ao foro espanhol.
A convocação coloca em xeque sobre a possibilidade de estar ligada a algum esclarecimento em relação à prisão de Daniel Alves, que já completa um ano de reclusão. A imprensa também informa que a sentença do jogador pode já ter sido redigida pela magistrada, com a data marcada para a leitura do veredicto em 7 de março deste ano.
Contudo, é bem provável que o resultado seja antecipado, e o acusado seja informado sobre sua possível condenação antes da data inicialmente prevista para a leitura da sentença. É válido destacar que, mesmo com a divulgação antecipada, as partes envolvidas ainda têm o direito de apresentar recurso e contestar a decisão da justiça.
Outro ponto que é importante destacar é que até o momento, Daniel Alves ainda não foi declarado inocente ou culpado e segue recluso- ele está preso de forma preventiva desde janeiro de 2023. A expectativa é que ele pode pegar até 12 anos de prisão, que é a pena máxima. O advogado de Daniel pediu a absolvição ou uma pena com atenuantes, como a intoxicação alcoólica, já que ele fez uso de bebida alcoólica ao longo daquele dia.
O que Daniel Alves falou em seu depoimento no julgamento?
Na primeira semana desse mês de fevereiro, Daniel Alves participou de um julgamento que durou três dias. No último dia, o jex-lateral falou pela primeira vez. Nos dias anteriores, Daniel Alves permaneceu em silêncio, ouvindo os depoimentos das testemunhas e as análises dos peritos que investigaram o caso de acusação de agressão contra a jovem.
Em seu depoimento, Daniel relatou sua versão sobre o que aconteceu: “Ela estava na minha frente e começamos a relação. Lembro que ela sentou em mim. Não sou um homem violento. Não a forcei a praticar relação oral forçadamente. Ela não me disse nada. Estávamos desfrutando os dois e nada mais”, disse Daniel Alves no tribunal, de acordo com o Globo Esporte.
Em seguida, o ex-jogador de futebol relatou que foi para casa e encontrou sua esposa, Joana Sanz, na cama deles antes de dormir. Daniel chorou ao compartilhar este trecho de seu depoimento. Vale pontuar, que nesta semana, a esposa do jogador de futebol revelou que ele escreveu uma carta para ela diretamente da prisão, e compartilhou o conteúdo do documento em suas redes sociais.