A Praça é Nossa é um programa de televisão brasileiro, de humorístico e comediante, que está no ar há 35 anos. Durante esse tempo, o programa revelou muitos artistas talentosos e Buiú, interpretado por Edvan Rodrigues de Souza, é um deles.
Nascido em Caetité, na Bahia, Buiú foi descoberto por Arnaud Rodrigues, um dos humoristas do programa. Arnaud se encantou com a espontaneidade e inteligência do garoto de apenas 6 anos e o levou para fazer um teste na Praça é Nossa. Buiú foi aprovado e, desde então, se tornou uma das atrações mais queridas do programa.
O quadro de Buiú foi um grande sucesso nos primeiros anos da Praça é Nossa, especialmente quando ele dividia a cena com Arnaud Rodrigues. Uma das participações mais memoráveis foi a de Pelé em 1989, quando Buiú “peitou” o rei do futebol, levando o público a dar várias gargalhadas.
Com o passar dos anos, Buiú continuou no elenco do programa, dessa vez como um dos garçons do restaurante da Praça. Ele manteve o seu humor e talento para a comédia e continuou a fazer o público rir.
No entanto, a vida de Buiú nem sempre foi fácil. Após perder o emprego no SBT, ele teve que trabalhar como servente de pedreiro para sobreviver. No entanto, mesmo com as dificuldades, ele nunca perdeu a alegria e o bom humor, mantendo-se sempre otimista.
O ponto alto da carreira de Buiú foi ao lado de Jorge Lafond, que ficou famoso como Vera Verão. Ele interpretava o Azeitona, o fiel escudeiro de Vera. Embora fosse um personagem mais quieto, Buiú sempre se dava mal com as confusões de Vera, e muitas vezes apanhava quando falava algo que desagradava sua amiga.

A história de Buiú na Praça é Nossa é um exemplo de talento, perseverança e bom humor. Ele é um dos muitos artistas que o programa revelou ao longo dos anos e que contribuíram para fazer do programa um grande sucesso. Seu legado é um testemunho da importância da comédia e do humor na cultura brasileira, e de como o riso pode ser uma ferramenta poderosa para lidar com as dificuldades da vida.
Demissão e dificuldades
Em 11 de janeiro de 2003, Jorge Lafond veio a óbito aos 50 anos depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória. Buiú ficou desolado pela perda de seu companheiro e sem uma função no programa. A emissora, que atravessava uma crise na época, desligou muitos artista, dentre esses humoristas estava Buiú.

“Quando ele faleceu foi um abalo muito grande. Ali eu perdi o rumo. Depois que Lafond faleceu, houve um corte na emissora e eu e eu fui o único mandado embora da ‘Praça’. Foi o momento mais difícil pra mim. Fui criado no SBT e de repente você é demitido. Aí veio a dificuldade. Tive que me virar. Vendi pastel na feira, fui servente de pedreiro e tive que vender carnê do Baú da Felicidade. Não faltou comida em casa porque tenho amigos e família”, entregou o humorista ao UOL em 25 de abril de 2018.