Este caso está dando muito oque falar nas redes sociais, e não era para menos, tudo ocorreu na Arábia Saudita, e foi em um evento de apresentação de robôs humanoides. A empresa responsável pelo evento, QSS, trazia para as pessoas alguns de seus modelos de robôs humanóides, porém após um ato de uma das máquinas, muita gente dividiu suas opiniões nas redes sociais sobre os robôs.
Os modelos de robôs estavam deixando as pessoas impressionadas, e eram apresentados no festival DeepFest, em Riad, para se ter noção do tamanho da importância do evento, diversos veículos de imprensa estavam no local cobrindo a apresentação das máquinas. Sendo muito famoso o festival é conhecido como o “principal ponto de encontro do ecossistema global de inteligência artificial”.
O caso que gerou grande repercussão nas mídias sociais dividindo a opinião das pessoas foi com a repórter Rawya Kassem, que também trabalhava cobrindo a apresentações de muitos modelos de robôs modernos. Oque a repórter não contava era que passaria por um momento de grande constrangimento em meio a outras pessoas, quando ela acabou sendo “apalpada” pelo robô, que é conhecido como Mohammad.
Diante de tantos veículos de imprensa que cobriam o local apresentando os novos robôs, o momento não passou despercebido diante das câmeras, que flagraram o momento da apalpada do robô. Rawya estava falando sobre outros robôs, e logo atrás dela estava o robô Mohammad, então o robô levou a mão a parte traseira da repórter, fazendo o movimento de apalpar a repórter.
Rawya notando a ação da máquina acabou erguendo sua mãe, mostrando que tentava impedir a ação do robô, que rapidamente começou a viralizar nas redes sociais e portais de notícias. A jornalista ficou assustada com a situação, e chegou a interromper a informação que dava para o canal de televisão ao vivo, contudo ela retoma sua fala após a atitude.
Como era de se esperar diversos memes foram criados nas redes sociais, diversas publicações brincavam com a situação, e as pessoas classificaram o robô como “pervertido” e “robo mulherengo”, entre outros comentários que fora reparados na web. Houve quem disse também que na verdade o intuito da máquina não era apalpar a repórter, e sim apenas orientar ela a seguir em frente, afirmando que o robô em nenhum momento teria a intenção de assediar a repórter.
A empresa responsável pelo robô também se manifestou garantindo que o robô é “ingênuo”. Também foi revelado que a empresa deixou um aviso a todos os repórteres que trabalhavam no evento para manter certa distância dos robôs enquanto eles estavam sendo apresentados, vida do assim prevenir que alguma pessoa pudesse acabar se machucando se chegasse muito perto do robô, e ele fizesse algum movimento não intencional.
O episódio repercutiu no mundo todo e as pessoas alertaram sobre os riscos que os novos robôs podem trazer aos seres humanos, tendo em vista a evolução constante e significativa da IA, que a cada dia surpreende mais as pessoas em todo o mundo, inclusive podendo ameaçar a raça humana.