Febre maculosa: participantes da feijoada em Campinas relatam sintomas

Após a confirmação de casos fatais de febre maculosa, participantes da feijoada em Campinas, interior de São Paulo, relataram ter desenvolvido erupções cutâneas, fraqueza, febre, náuseas e outros sintomas nos dias seguintes ao evento.

Até o momento, foram confirmados três óbitos por febre maculosa entre as pessoas que estiveram presentes na Feijoada do Rosa, realizada na Fazenda Santa Margarida, uma área rural de Campinas. Outra morte está sendo investigada.

O evento, que ocorreu em 27 de maio, reuniu aproximadamente 3,5 mil pessoas. Lucas Eduardo Silva dos Santos, um bartender que trabalhou no evento, relatou ter se sentido mal na semana seguinte e só buscou atendimento médico na terça-feira (13/6), após tomar conhecimento dos casos confirmados de febre maculosa.

“Cometi um descuido ao não procurar um médico no início”, disse o bartender. “Apresentei erupções cutâneas, náuseas, diarreia, perda de apetite e fraqueza. Automediquei-me com antibióticos e melhorei depois de uma semana”.

Susto

De acordo com Lucas, a repercussão das mortes após o evento o deixou preocupado com a possibilidade de ter contraído a infecção. “Foi apenas quando vi as notícias que pensei na febre”, relata. “Procurei um médico, mas nenhum resultado preocupante foi constatado nos exames de sangue”.

Nas redes sociais, outros participantes da festa compartilham relatos de terem se sentido doentes. “Meu marido esteve no local e desenvolveu várias erupções cutâneas. Achávamos que eram picadas de pulga ou alergia a algum inseto, mas duas semanas depois, nos deparamos com isso”, escreveu a usuária Yasmim Fernandes.

Outro frequentador mencionou ter ficado “muito tenso” após a confirmação das mortes. “Fui para a feijoada e, após o evento, minha perna direita começou a coçar muito! Graças a Deus, não tive nenhum outro sintoma”.

Nos comentários, as pessoas também estão orientando aqueles que apresentam sintomas a buscar ajuda médica. “Aqueles que foram e estão com erupções cutâneas, coceiras, picadas, feridas, devem ir imediatamente ao hospital! Uma das vítimas ficou protelando e acabou falecendo no dia seguinte”.

A dentista Evelyn Karoline Santos, de 28 anos, é a mais recente vítima confirmada de febre maculosa. Também foram infectados pela doença a dentista Mariana Giordano, de 36 anos, e seu namorado, o piloto Douglas Costa, de 42 anos. Os três faleceram em 8 de junho.

Por outro lado, a adolescente Érissa Nicole Santos Santana, de 16 anos, esteve no evento com seu pai e faleceu na noite de terça-feira (13/6). O diagnóstico ainda não foi confirmado.

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida por certas espécies de carrapatos. Embora seja tratável, requer o uso de antibióticos específicos e precisa ser iniciado precocemente.

Em uma nota publicada nas redes sociais, a Feijoada do Rosa expressou “profundo pesar” pelas mortes e afirmou ter realizado seus últimos 10 eventos na Fazenda Santa Margarida. Por sua vez, o local garantiu seguir as “normas de vigilância sanitária” e manter um “rigoroso processo de manutenção e cuidado em relação ao espaço e sua conservação”.