Helicóptero dos bombeiros cai e tira a vida de tripulação durante buscas de monomotor em MG

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros caiu enquanto ajudava nas buscas de um acidente aéreo que envolveu um monomotor no distrito de Ouro Preto, que fica na Região Central de Minas Gerais. A bordo do helicóptero estavam seis pessoas: quatro bombeiros, um enfermeiro e um médico do Samu. Infelizmente, não teve sobrevivente nesse trágico episódio.

A queda do helicóptero aconteceu bem perto do local onde o monomotor caiu. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a equipe tinha acabado de atender a ocorrência e estava esperando o tempo melhorar para poder prosseguir. Pouco depois, o helicóptero decolou, mas não chegou a voltar para a base.

O helicóptero que caiu é conhecido como Arcanjo 4 e estava desaparecido desde o final da tarde dessa sexta-feira, dia 11.

O tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros, atualizou a situação na manhã deste sábado, dia 12. Ele informou que, após um longo período de buscas que durou 12 horas, a aeronave foi localizada em uma serra íngreme em Ouro Preto. Os corpos das vítimas foram encontrados perto dos destroços da aeronave, o que deixou a todos bastante abalados.

As viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros se mobilizaram rapidamente para o local. As buscas foram intensificadas com base nas últimas informações de GPS que foram enviadas pela Vsky e pelo ELT, além de terem utilizado triangulação com antenas de celular para ajudar na localização.

O governador Romeu Zema, do partido NOVO, se manifestou pelas redes sociais. Ele expressou suas condolências e solidariedade à corporação e aos familiares das vítimas. “Lamento profundamente a trágica perda dos quatro militares do Corpo de Bombeiros e de dois socorristas, vítimas de um acidente enquanto cumpriam sua nobre missão de resgate em Ouro Preto. Minha solidariedade e orações estão com os familiares e amigos nesse momento tão difícil”, disse ele em sua postagem.

Além disso, o acidente que envolveu o monomotor também foi bastante grave. Um avião agrícola, de prefixo PS-SLR, caiu na estrada de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na mesma tarde. O piloto da aeronave, infelizmente, perdeu a vida no acidente, que gerou um incêndio na área. Até as 16h, três viaturas e o helicóptero da corporação estavam trabalhando arduamente para combater as chamas, enquanto o local foi isolado para que a perícia pudesse fazer seu trabalho.

Em relação à situação do monomotor, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a condição da aeronave era considerada normal antes do acidente. O portal g1 também entrou em contato com a Anac e está aguardando um retorno para mais detalhes sobre o que pode ter causado a queda do avião.

É uma situação muito triste, que deixa todos com o coração apertado. Essas operações de resgate são sempre arriscadas, e a perda de vidas em situações como essa é realmente devastadora. Os bombeiros, enfermeiros e médicos arriscam suas vidas para ajudar os outros, e quando um acidente assim acontece, é um lembrete duro do quão perigoso pode ser o trabalho deles. A comunidade de Ouro Preto e todo o estado de Minas Gerais estão em luto, e as famílias das vítimas certamente precisam de apoio nesse momento tão difícil.