O renomado chef de culinária, conhecido por sua participação como jurado no programa de televisão brasileiro MasterChef Brasil, exibido pela Band, Henrique Fogaça, de 49 anos, teve que buscar atendimento hospitalar após ser mordido por um quati. Na manhã de hoje, o cozinheiro tentou alimentar o animal selvagem em Juiz de Fora, Minas Gerais, mas acabou sofrendo uma mordida. Após o incidente, o empresário foi prontamente atendido no Hospital de Pronto Socorro Doutor Mozart Teixeira, onde recebeu vacinas contra raiva e tétano.
O jurado do programa brasileiro MasterChef Brasil utilizou as redes sociais para compartilhar um vídeo do momento em que foi mordido por um quati. Além disso, Henrique Fogaça também divulgou uma imagem do momento em que recebeu a vacina. Enquanto a enfermeira do hospital realizava os procedimentos de profilaxia da raiva, o cozinheiro comentou: “Eu estava oferecendo uma banana para o quati e ele acabou mordendo meu dedo. Agora estou aqui recebendo o tratamento antirrábico”.
O chef enfatizou a importância de manter as vacinas em dia, destacando que os quatis se alimentam de cobras, ratos, aves e outros animais encontrados na natureza. Ele ressaltou a necessidade de precaução e imunização. Na legenda da publicação, Henrique Fogaça ainda fez uma piada sobre o incidente, dizendo: “Na próxima vez, vou oferecer a banana com um garfo ou uma colher”.
Henrique Fogaça, renomado chef, está confirmado para fazer seu retorno ao programa culinário MasterChef Brasil. Na temporada atual, sua vaga foi ocupada pelo chef Rodrigo Oliveira, porém, Fogaça estará de volta nas próximas edições, incluindo a versão destinada aos profissionais da gastronomia. Além disso, o talentoso cozinheiro também participará da edição voltada para participantes com mais de 60 anos.
Hoje, terça-feira (20), o chef Henrique Fogaça compartilhou um vídeo nas redes sociais relatando o incidente em que foi mordido por um quati.
Apesar do susto, Fogaça aproveitou a publicação para ressaltar a importância de receber a vacina adequada caso alguém seja mordido por esse mamífero. Ele destacou que a dieta dos quatis consiste principalmente em frutas, aves, insetos, ratos, larvas e cobras.
“Apesar de sua beleza, os quatis podem transmitir o vírus da raiva, uma doença que pode ser fatal. Da próxima vez, vou oferecer a banana utilizando um garfo ou uma colher”, afirmou.
Após ser mordido no dedo e apresentar sangramento, Fogaça prontamente procurou um pronto-socorro para receber os cuidados necessários. Enquanto a enfermeira realizava o procedimento, ela explicou que as duas doses da vacina são antirrábicas e administradas por via intradérmica.
Nos comentários, os seguidores do chef, que atualmente está de licença do programa “MasterChef Brasil” na Band, fizeram brincadeiras com a situação.
“É bom ver que agora você está com as vacinas em dia, chef. Parece que o quati ficou muito emocionado por estar com você e quis levar um pedaço como lembrança”, comentou um seguidor.
Diana Netto Hernandez Blazquez, médica veterinária e mestranda em doenças em animais selvagens, esclareceu que a mordida de um quati pode ser bastante intensa, causando danos severos aos tecidos da pessoa, como podemos observar claramente no vídeo com o Fogaça.
De acordo com as orientações, é aconselhável que a pessoa busque assistência médica imediatamente para receber o tratamento com soro antirrábico. Esse soro é formulado com anticorpos pré-fabricados que combatem o vírus da raiva.