A Janja, esposa do presidente Lula, tem sido alvo de várias críticas nas redes sociais após a divulgação de uma imagem da águia da Portela, um dos principais símbolos da escola de samba do Rio. Tudo aconteceu depois de uma visita dela ao barracão da escola na última sexta-feira. Durante essa visita, a equipe dela postou um vídeo mostrando parte de um carro alegórico com a cabeça da famosa águia, que, em geral, é um segredo guardado até o desfile na Sapucaí. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais de Janja, mas logo foi retirado do ar após a enxurrada de críticas que recebeu. Muitos internautas acusaram a primeira-dama de desrespeitar a tradição do Carnaval e de “vazar” algo que deveria ser surpresa.
De acordo com o blog do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o time da Janja, assim como outros visitantes, havia recebido orientações para não divulgar detalhes sobre o trabalho dos carnavalescos de forma antecipada. Este ano, a Portela tem a honra de homenagear o cantor Milton Nascimento, um dos maiores nomes da música brasileira. O desfile que irá representar a escola será no dia 4 de março, último dia de desfile do carnaval carioca, e a expectativa está lá nas alturas.
No entanto, não demorou muito para que o “vazamento” da imagem causasse um grande rebuliço nas redes sociais. Muitos usuários não pouparam críticas à atitude da primeira-dama. “Uma falta de respeito enorme com a tradição do Carnaval”, disse uma internauta. Outros foram mais diretos: “Como alguém tem coragem de vazar a águia da Portela faltando só 10 dias pro desfile? É bizarro!”, disse outro comentário. Teve também quem apontou a falha da comunicação de Janja, dizendo que a situação era “inacreditável”.
Procurada pela imprensa, a Portela se manifestou, explicando que o episódio foi apenas um “imprevisto” e que, apesar de ter sido um erro, isso não deveria prejudicar a surpresa que a escola prepara para o desfile.
E não parou por aí. Na mesma sexta-feira, Janja também foi aos barracões da Beija-Flor, lá em Nilópolis. Ela posou com o presidente da escola, Gabriel David, e aproveitou para conferir de perto os trabalhos de costureiras que estavam confeccionando as fantasias para o desfile. A visita virou assunto também nas redes sociais, com fotos dela conversando com as costureiras e observando o processo.
Em um post nas redes sociais, Janja compartilhou um pouco da experiência, falando sobre a importância do trabalho realizado nos barracões. Ela comentou sobre a dedicação de mais de 10 mil pessoas que, diariamente, se dedicam à produção das fantasias e alegorias das escolas de samba. Segundo ela, essas pessoas sustentam suas famílias e têm suas vidas transformadas pela “economia criativa” e pelo amor ao Carnaval, uma das manifestações culturais mais queridas do Brasil.
A situação acabou gerando muitos comentários. Apesar das boas intenções de Janja de apoiar o Carnaval e valorizar o trabalho dos envolvidos, a falha na divulgação da imagem da águia da Portela não passou despercebida e causou bastante confusão nas redes sociais. A gente sabe que qualquer deslize, principalmente quando envolve algo tão esperado como o desfile das escolas de samba, acaba tomando uma proporção enorme. Quem curte o Carnaval, sabe como esses detalhes podem fazer toda a diferença.
De uma estupidez e de uma ignorância absurda da comunicação da Janja. Vazar barracão de qualquer escola já é absurdo. Vazar a águia da Portela 10 dias antes do desfile é de um descaso absurdo com uma tradição de carnaval. https://t.co/5ocC43ZOzj
— Assessoria Katy Perry – Ana Clara Dias (@fckanadias) February 22, 2025