Olha, o Furacão Milton tá vindo aí e parece que vai ser pesado, viu? Já tão falando que é uma das tempestades mais fortes que os EUA já viram. O bicho tá indo em direção à costa da Flórida e deve chegar por lá entre quarta (9) e quinta (10). Quem mora por ali já tá todo mundo ligado e preocupado.
Milton chegou a ser categoria 5, o que é a pior de todas, mas agora tá na categoria 4, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (o tal NHC). Mesmo assim, não dá pra relaxar, os ventos ainda tão podendo chegar até 260 km/h, e isso é perigoso demais, especialmente pra costa oeste da Flórida, que ainda tá tentando se recuperar do estrago que o furacão Helene fez, e olha que isso foi coisa de duas semanas atrás.
Parece que o Milton ficou tão forte por causa do calor absurdo que tá fazendo nas águas do Golfo do México. Aí é a combinação perfeita pra esses furacões se formarem e ganharem força. O pessoal da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA) tava de olho e disseram que na segunda-feira (7) ele virou categoria 5, mas depois deu uma acalmada e voltou pra 4 na terça (8). Só que isso não quer dizer que não vai causar estrago, pelo contrário, eles tão alertando que o potencial de destruição ainda é enorme.
As autoridades tão fazendo de tudo pra alertar o povo. Já emitiram uns alertas de evacuação pra quase toda a costa oeste da Flórida e tão pedindo pra galera buscar abrigo seguro e seguir o que os órgãos de emergência tão dizendo. Ninguém quer que aconteça igual o que rolou com o Helene, que pegou muita gente desprevenida.
Dizem que os ventos de Milton podem chegar a 285 km/h em alguns pontos, e isso é coisa pra derrubar casa, arrancar árvore e cortar energia. Sem falar nas enchentes, né? O pessoal já tá falando que essa é a tempestade mais forte de 2024, batendo outros furacões que passaram pelo Atlântico, tipo o Dorian, que lá em 2019 chegou a ter ventos de quase 300 km/h.
O povo tá acompanhando tudo em tempo real por uns canais ao vivo, tipo o Livestream Events no YouTube, que fica mostrando as imagens das câmeras espalhadas por lá. Dá pra ver a tempestade se formando e como tá a situação por lá. A gente fica vendo de longe, mas imagina a galera que tá vivendo isso tudo de perto… é tenso.
Enfim, o clima lá na Flórida tá de alerta máximo. O pessoal das autoridades não tá tirando o olho do furacão, e tão tentando garantir que as ações de resgate e proteção sejam feitas do jeito certo e rápido. Os próximos dias vão ser cruciais pra ver o estrago que Milton vai fazer e o que vão ter que fazer pra ajudar o pessoal a passar por mais esse perrengue climático, as imagens assustam o mundo, que está em choque diante deste evento climático que ocorre na Flórida.