Logo após a posse, Lula assina documento que pode expor Bolsonaro

Lula tomou posse como presidente da república pela terceira vez, neste 1° de janeiro, e inicia seu terceiro mandato como presidente do Brasil. A cerimônia de posse levou mais de duas horas, e recebeu também transmissão ao vivo da rede Globo, milhões de brasileiros em todo o Brasil acompanharam a posse do candidato do PT.

Logo após receber a faixa de presidente, Lula fez um discurso, aonde já deu indícios do que será em seu governo, e já de imediato tomando uma importante decisão. Lula após tomar posse, assinou um documento que pode expor Jair Bolsonaro.

O ex-presidente da república, Jair Bolsonaro do PL, durante seu governo usufruiu da lei de sigilo de 100 anos. O mecanismo para nós expor dados governamentais foi herdado do governo de Dilma, ele protege informações sensíveis do país.

Porém no governo de Bolsonaro, o ex-presidente usou o sigilo, para algumas ocasiões que se entende que deveriam ser de transparência pública, algo que foi usado em ataques de Lula contra Bolsonaro nas eleições.

Depois de tomar posse como presidente, Lula assinou despacho que determina à Corregedoria Geral da União, a CGU, a incumbência de reavaliar os sigilos decretados por Bolsonaro. Agora segundo informações são 30 dias até o órgão rever e isso poderá trazer então a público, os sigilos que foram usados por Bolsonaro.

A medida tomada por Lula na realidade não surpreendeu, pois já era uma decisão tomada pro presidente, antes de se eleger, e que afirmou que cumpriria. Lula sempre questionou o porque que Bolsonaro usava o sigilo, dizendo que o presidente tinha muito oque esconder.

Na época tantos opositores como a imprensa, criticou o uso do sigilo de Bolsonaro em diversas ocasiões, e agora dentro do prazo de um mês, após reavaliação, o povo poderá ter acesso as ocasiões que Bolsonaro decidiu manter em sigilo.

Continue seguindo nosso site e esteja sempre informado sobre os maiores acontecimentos do Brasil e do mundo, compartilhe essa matéria com seus seguidores nas redes sociais.