Luisa Mell alfineta Agenor Tupinambá após polêmica de desmatamento na Amazônia

Nesta segunda-feira (6), a ativista Luisa Mell provocou Agenor Tupinambá, conhecido como o tiktoker da capivara, por meio de suas redes sociais. De maneira irônica, ela expressou surpresa em relação à situação. Isso ocorreu após o Intercept Brasil revelar que o avô do rapaz tem grande envolvimento nas queimadas na Amazônia.

“Que surpresa incrível! Quem poderia ter previsto isso?”, ela questionou. Em seguida, Luisa Mell mencionou os supostos resgates de filhotes de animais silvestres que o rapaz realiza. “Ele tem o talento de ‘encontrar’ filhotes de animais silvestres órfãos!”, ironizou a ativista. “Ele ama tanto os animais que até tira fotos dos búfalos antes de abatê-los. Parece que eu, a suposta vilã do Brasil, estou em boa companhia, não é mesmo?”, ela provocou.

O amigo da capivara Filó, que já havia tido contato com Luisa Mell quando lutava pela custódia do animal, revelou que, embora a ativista tenha facilitado uma reunião online com o Ibama, mais tarde ficou claro que o servidor não tinha a autorização do presidente do Ibama. Isso levou a acreditar que o acordo feito com eles foi enganoso e, consequentemente, não foi cumprido, como ele explicou naquela ocasião.

O Intercept Brasil descobriu que o avô de Agenor Tupinambá, o agropecuarista Elmar Cavalcante Tupinambá, foi responsável por 42% das queimadas na região de Autazes, próxima a Manaus. Segundo o portal, esse crime estava ocorrendo ao longo das últimas duas décadas, mas Elmar só foi multado em 2022.

Segundo o relato do site, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas responsabilizou Elmar Cavalcante Tupinambá por danificar ou destruir aproximadamente 240 hectares de floresta nativa às margens do Rio Paraná Madeirinha e do Lago Imbaúba. Como resultado, o avô de Agenor Tupinambá foi multado em aproximadamente R$1,2 milhões de reais.

Em um vídeo compartilhado em seu perfil no Instagram, o influenciador digital apareceu visivelmente emocionado e começou a gravação explicando aos seus seguidores que o dia havia sido extremamente desafiador. “Meu Deus, a internet pode ser cruel! Ela pode destruir as pessoas”, desabafou. Agenor Tupinambá compartilhou suas dificuldades em lidar com os comentários de suas postagens, enfatizando o impacto negativo que isso estava tendo em sua saúde emocional. “Isso é muito prejudicial, afeta muito, e vocês não fazem ideia do que estou passando aqui”, disse o jovem.