Mãe de Henry Borel é transferida para outro presídio após sofrer ameaças

Em 28 de agosto, Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe de Henry Borel, foi remanejada para uma unidade prisional devido a ameaças que recebeu. Atualmente, ela está cumprindo sua pena na Penitenciária Talavera Bruce, situada no Complexo de Gericinó, em Bangu, zona Oeste do Rio de Janeiro.

Conforme informações divulgadas pelo g1, a determinação para a transferência foi emitida pela juíza Elizabeth Machado Louro, que é titular do 2° Tribunal do Júri. A medida foi implementada em resposta a relatos de ameaças dirigidas a Monique.

No momento, Monique enfrenta acusações de tortura e homicídio relacionadas ao seu filho, Henry. O menino, com apenas 4 anos, faleceu em março de 2021. Exames de necropsia revelaram a presença de 23 lesões em seu corpo, indicando que sua morte ocorreu devido a traumatismo e laceração hepática.

O caso de Henry Borel, o qual comoveu o Brasil e indignou seu pai, Leniel Borel, ainda permanece marcante. A mãe da criança, Monique Medeiros, e o padrasto, Jairo Souza Santos, enfrentam acusações de homicídio relacionadas a Henry. Em uma entrevista ao “PodPeople,” Leniel compartilhou que seu filho já estava apresentando um comportamento incomum antes da tragédia que tirou sua vida.

“Meu filho me pediu um dia, disse: ‘Pai, dorme comigo lá.’ Então, eu respondi: ‘Filho, como posso dormir no mesmo apartamento que a Monique e o Jairo?'” revelou Leniel. Ele continuou: “Naquele momento, liguei para Dona Rosangela, a avó, e disse: ‘Isso está muito estranho. Por favor, vá lá e fique com o Henry. Veja o que está acontecendo.'”

Segundo Leniel, todos já tinham conhecimento das agressões cometidas por Jairo. “Inclusive, no último fim de semana em que peguei meu filho, quem o entregou foi a Monique e a Rosângela. Ela estava passando a semana dormindo com o Henry. Portanto, a avó sabia das agressões e não fez nada. A mãe sabia das agressões e não fez nada, a babá sabia das agressões e não fez nada. Isso é doloroso para mim”, desabafou.