Monomotor cai em praça e mata 5 pessoas em Jaboticabal; avião estava acima da capacidade autorizada pela Anac

No último sábado (23), a tranquila cidade de Jaboticabal, localizada no interior de São Paulo, foi palco de uma tragédia que abalou a comunidade local. Um avião de pequeno porte, identificado como um monomotor RV-10, prefixo PT-ZVL, fabricado em 2012, caiu na Praça das Jaboticabeiras, no bairro Jardim Universitário, por volta das 9h da manhã. A aeronave, que tinha capacidade para piloto e mais três passageiros, transportava uma pessoa a mais no momento do acidente.

O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente após a queda, mas, infelizmente, ao menos cinco vidas foram perdidas, sendo quatro adultos e uma criança. O acidente foi ainda mais trágico pelo fato de o monomotor ter pegado fogo e explodido após o impacto, resultando em duas vítimas carbonizadas instantaneamente. Uma terceira pessoa chegou a receber atendimento médico, porém, não resistiu aos ferimentos. Detalhes sobre as circunstâncias que levaram à quarta e quinta mortes ainda não foram divulgados pelas autoridades.

“Foi uma preocupação nossa, assim que tomamos ciência desse acidente, se havia pego vítimas fora da aeronave ou edificações, mas não houve esse fato”, destacou o tenente do Corpo de Bombeiros Fernando.

A aeronave, que pertencia à categoria experimental, estava regularizada perante a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No entanto, chamou a atenção das autoridades o fato de que estava transportando mais passageiros do que a capacidade permitida. O avião, concebido para piloto e três passageiros, levava cinco pessoas a bordo no momento do acidente.

A rota do monomotor revela que a tragédia teve início em Monte Alto (SP), com destino a Fernandópolis (SP). Na viagem de retorno, a aeronave enfrentou dificuldades para pousar em Monte Alto, optando por seguir para Jaboticabal, onde ocorreu a queda fatal.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) assumiu a responsabilidade pela investigação do ocorrido. Os investigadores têm como objetivo analisar minuciosamente os dados e os danos causados à aeronave, bem como esclarecer as circunstâncias que levaram à tragédia. Em comunicado oficial, o Cenipa ressaltou que busca identificar os possíveis fatores contribuintes e que a conclusão das investigações será realizada no menor prazo possível, considerando a complexidade de cada ocorrência.

“O Cenipa tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, diz nota.

Até o momento da redação deste artigo, as vítimas não haviam sido identificadas, deixando as famílias enlutadas e a comunidade local consternada diante do trágico episódio. A cidade de Jaboticabal, que não presenciava um acidente aéreo de tal magnitude há anos, agora enfrenta a difícil tarefa de lidar com as consequências emocionais e práticas decorrentes desta tragédia inesperada.