Morre aos 81 anos o ator Richard Roundtree, astro de ‘Shaft’

O mundo dos cinemas amanheceu mais triste com a notícia do falecimento do ator Richard Roundtree, conhecido por interpretar o primeiro herói negro dos cinemas. Sua morte aconteceu na terça-feira(24) aos 81 anos, vítima de um câncer no pâncreas. A morte foi confirmada pelo site Deadline.

Roundtree iniciou sua carreira no cinema em 1971, com o filme “Shaft”, que se tornou um clássico do gênero blaxploitation e da cultura pop. Sua atuação como o detetive durão e charmoso lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de ator revelação. Ele reprisou o papel em mais dois filmes e uma série de TV.

Além de “Shaft”, Roundtree participou de outros filmes como “Terremoto” (1974), “O Homem de Aço” (1978) e “Seven” (1995). Ele também fez aparições em séries como “CSI”, “Heroes” e “Being Mary Jane”. Seu último trabalho foi em “Shaft” (2019), onde contracenou com Samuel L. Jackson e Jessie T. Usher, que interpretaram seu filho e neto, respectivamente.

Roundtree foi diagnosticado em 1993 com uma forma rara do câncer de mama, ele teve que passar por quimioterapia e mastectomia. Com medo de perder o emprego, o ator manteve sua situação em segredo até 2018 e tornou-se o porta-voz da fundação Homem que ajuda homens a procurarem o médico. 

Infelizmente ele perdeu uma balha contra o câncer de pâncreas e nos deixou.

Carreira e legado

Roundtree foi um dos pioneiros em protagonizar filmes de ação como um herói negro, quebrando barreiras e estereótipos na indústria cinematográfica. Seu papel mais marcante foi o do detetive John Shaft, que estrelou três filmes na década de 1970 e uma série de TV. O primeiro filme da franquia, “Shaft”, lançado em 1971, foi premiado com o Oscar de melhor trilha sonora original em 72 e rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de ator revelação para “Roundtree”.

Shaft era um personagem carismático, inteligente e corajoso, que enfrentava o crime nas ruas de Nova York com estilo e irreverência. O filme é considerado um dos expoentes do gênero blaxploitation, que explorava temas relacionados à cultura afro-americana e à luta contra o racismo.

Blaxploitation foi um gênero dos cinemas e TV que ficou popular na década de 70, com atores, diretores e protagonistas negros para as tramas. Tudo se tratava de filmes voltados para cultura afro-americana. A maioria reforçava certos estereótipos para manter os filmes e séries no ar. 

O ator deixou um legado importante para o cinema e para a representatividade negra nas telas. Ele será lembrado por seu talento, carisma e personalidade forte.

Câncer de pâncreas

O câncer de pâncreas é uma doença grave que afeta o órgão responsável pela produção de enzimas digestivas e hormônios como a insulina. O câncer de pâncreas é difícil de ser detectado nos estágios iniciais com um comportamento agressivo. Os sintomas podem incluir dor abdominal, perda de peso e diabete. 

As causas ainda são um grande mistério para a medicina, mas existem alguns fatores de risco, como tabagismo, obesidade e histórico familiar. O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia alvo. A cura depende do tipo, estágio e localização do tumor, bem como das condições gerais do paciente.